No passado dia 14 de Outubro, na abertura do I Congresso do Hospital de Santa Maria Maior, sobre o tema “O Hospital de Proximidade no contexto do Sistema Nacional de Saúde”, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, frisou que haverá «seguramente» o novo Hospital de Barcelos, adaptado às novas necessidades da região, dos avanços da medicina e ao apoio aos milhares de utentes da área de abrangência da unidade hospitalar. O representante do Governo adiantou mesmo que há mais do que uma possibilidade de orçamentação, garantindo espaço a «alternativas orçamentais». «Não há nenhum risco quanto ao novo hospital de Barcelos, será mais eficaz e mais eficiente», sublinhou Manuel Pizarro.
O Secretário de Estado destacou ainda a parceria activa que tem encontrado por parte da Câmara Municipal de Barcelos para o avanço do Novo Hospital. «O Senhor Presidente da Câmara de Barcelos, honra lhe seja feita, tem sido um parceiro muito activo e atento nesta questão do novo hospital de Barcelos», disse.
O procedimento concursal para a elaboração do projecto do novo hospital está sob análise do Tribunal de Contas, aguardando-se que o projecto seja uma realidade dentro de alguns meses, conforme indicações do Secretário de Estado.
O Presidente do Município de Barcelos não deixou de referir que o Novo Hospital de Barcelos «é uma vitória para todos os barcelenses», que anseiam há muitos anos, «talvez anos demais», pela nova unidade hospitalar. «É com imensa alegria e com uma satisfação indescritível que vos digo que o novo hospital de Barcelos nunca foi uma realidade tão próxima como é agora», referiu Miguel Costa Gomes.
A nova unidade hospitalar está orçada na ordem dos 80 milhões de euros.