O Projeto “Cávado + Igual” integra como promotor a Comunidade Intermunicipal do Cávado e tem como parceiros os seis municípios associados: Município de Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Vila Verde e Terras de Bouro; o CIES-IUL (entidade científica) e o KUN (parceiro internacional).
Os propósitos subjacentes ao projeto centram-se na assunção de um compromisso municipal e sub-regional com a promoção da Igualdade e Conciliação, a criação de um referencial que apresente os níveis de igualdade na ação dos municípios e CIM e a adoção de medidas promotoras de ambientes laborais mais saudáveis, igualitários e conciliadores.
Descrição sobre o EEA Grants: Através do Acordo do Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados – Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.
Saiba mais em: www.eeagrants.gov.pt
O Projeto “Pró-Igualdade no Cávado” integra como entidade beneficiária coordenadora a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado e como entidades parceiras não beneficiárias os 6 municípios da NUTS III Cávado e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, enquanto entidade avaliadora externa.
Este projeto tem como resultado final a elaboração e implementação dos Diagnósticos e Planos Municipais para a Igualdade e Não Discriminação que permitam diagnosticar, planear, implementar, monitorizar e ajustar medidas com vista à modernização organizacional e territorial promotora de uma efetiva igualdade de tratamento e oportunidades entre homens e mulheres.
Trata-se de uma candidatura aprovada pelo Programa Operacional Temático da Inclusão Social e Emprego, especificamente ao Aviso POISE-01-3422-FSE-000066, com o Investimento Total de 210.000,00€ e cofinanciado a 85% pelo Fundo Social Europeu.