Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis
Esta distinção reconhece as boas-práticas no âmbito das políticas familiares do Município de Barcelos. Tem vindo a ser reconhecido o trabalho da Câmara Municipal, enquanto entidade empregadora, na adoção de medidas que facilitam a conciliação da vida familiar e laboral dos seus trabalhadores.
A Câmara de Barcelos é já detentora da “Bandeira com Palma”, por ter recebido o prémio três ou mais anos consecutivos. Além deste prémio, o Município de Barcelos recebeu, em 2022, o certificado de “Autarquia Amiga das Famílias”.
https://www.observatorioafr.org/
Viver em Igualdade
É uma iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual – inscrita nos três Planos Nacionais de Ação que definem objetivos estratégicos e específicos em matéria de igualdade entre mulheres e homens (IMH), prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica (VMVD) e combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade de género e características sexuais (OIC).
Distingue municípios com boas-práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.
Consiste na atribuição de um certificado de mérito, destinado a ser usado na comunicação da autarquia, onde se atesta que o município referido é reconhecido como um dos melhores locais para viver em igualdade. Barcelos viu o seu trabalho reconhecido ao ser reconhecido com o Prémio “Viver em Igualdade” nas duas últimas edições.
Autarquias Solidárias
Esta distinção pretende reconhecer os Municípios, as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesias enquanto Município Solidário, Freguesia Solidária ou União De Freguesias Solidária e procura-se auxiliar as autarquias na implementação e reconhecimento de programas de cooperação e desenvolvimento comunitário que contribuam para o desenvolvimento de sociedades mais solidárias e equitativas.
Selo Comunidades Pró-Envelhecimento
A Ordem dos Psicólogos Portugueses lançou a 2.ª edição do “Selo Comunidades Pró-Envelhecimento”, focada nas questões da sustentabilidade dos sistemas social e económico, pretendendo contribuir para uma sociedade mais coesa, mais justa e mais saudável.
O Município de Barcelos, tendo por base o seu compromisso pelo respeito com o princípio da dignidade, da autonomia, do desenvolvimento pessoal, do acesso aos cuidados/serviços e da participação, com vista à promoção de um envelhecimento saudável, viu o reconhecido o trabalho desenvolvido, com a atribuição do Selo Comunidades Pró-Envelhecimento a 14 de abril de 2023.