O VINHO VERDE
No concelho de Barcelos, o cultivo da vinha e a produção do vinho encontram-se profundamente enraizados na história e cultura local. É um dos argumentos da identidade e diferenciação das gentes do norte de Portugal.
Assim, partir à descoberta dos vinhos de Barcelos nas suas adegas é uma forma de descobrir e fruir a região e, igualmente, de interpretar a cultura, os costumes, as tradições e o “modus vivendi” das gentes do concelho, numa região onde o tempo e a história cunham a identidade de cada espaço geográfico. O vinho é, então, uma manifestação viva do talento destas gentes.
Em Barcelos, as quintas de vinho empenham-se na constante inovação tecnológica, mas não deixam de ser repositórios deste contexto patrimonial único, onde se rememora o passado, se vive o presente e se projeta o futuro da cultura da vinha, do vinho e do enoturismo. Espaços que se abrem para o prazer da descoberta desta gente rica em costumes, superstições e religiosidade ligados à terra.
O VINHO É A BEBIDA MAIS CÉLEBRE DO MUNDO
É uma verdadeira referência da humanidade, enaltecido por uns, proibido por outros, a sua história de milénios é atribulada e mesmo um pouco mística. O vinho é boa companhia para gregários e solitários, com moderação, promove bem-estar e saúde, com ele comemora-se a alegria, o amor, a família e o sucesso.
A PRODUÇÃO DE VINHO NA REGIÃO NOROESTE DE PORTUGAL
… Perde-se na bruma dos tempos e resulta da intensa ligação do homem à natureza, que teve como consequência a produção de um néctar único e diferenciado – O Vinho Verde.
O VINHO VERDE É UM DOS MAIS FASCINANTES E NOTÁVEIS VINHOS PORTUGUESES.
As suas curiosas características tornam-no inconfundível, independente de ser branco, tinto ou rosé, é sempre leve, fresco, pouco calórico e delicadamente frutado. Por ser assim, é ótimo para qualquer ocasião, como aperitivo ou como acompanhamento de qualquer refeição principal.
QUINTAS E PRODUTORES
A história e a tradição aliadas ao sabor único dos vinhos produzidos no concelho de Barcelos são os argumentos dos produtores presentes neste roteiro, admiráveis exemplos deste contexto vinícola de excelência.
Na região, produzem-se ainda excelentes espumantes, vinagres, aguardentes e bagaceiras.