Participação e Colaboração Cidadana


Existe um guichet de atenção ao cidadão e mecanismo online ou telefónico para realizar consultas
Os interessados podem seguir, iniciar e consultar o estado de procedimentos administrativos (Sede electrónica)
Existe um espaço para a publicação de notícias sobre atuações municipais
Boletim Municipal completo
Redes Sociais Municipais
Agenda de Atividades Municipais para os Cidadãos
Horários e preços dos estabelecimentos e serviços municipais abertos ao público (culturais, desportivos, de lazer)
É publicada informação atualizada sobre cortes no transito e incidências nos serviços municipais
Informação atualizada sobre a situação medioambiental (contaminação do ar e acústica) no município
Lista de impostos, taxas e preços do Município
Caixa de Correio para incluir Reclamações e Sugestões
Dados sobre o volume e tipo de queixas e/ou sugestões por unidade/serviço/área de gestão
Existe um módulo na web institucional que permite a acessibilidade universal a informação publicada
Pode se encontrar informação relativa a transparência de forma estruturada dentro da web institucional ou portal de transparência
Data da última atualização ou revisão de toda a informação publicada relativa a transparência
Dados sobre as avaliações obtidas pelo Município em avaliações externas de entidades e organizações vinculadas a transparência


Existem ferramentas de participação online que permitam pôr em andamento processos de consulta a nível municipal (Portal de Participação)
São iniciados canais abertos de participação com a finalidade de recolher propostas para a elaboração dos orçamentos municipais
Existe uma ferramenta ou formulário que permita aos cidadãos realizar propostas ou petições aos órgãos de governo da Câmara Municipal
Existem mecanismos de regulamentação colaborativa (e-rulemaking)
Existe uma ferramenta de comunicação de incidências municipais (danos, reparações, etc)
Canal ou Caixa de Correio que permita denunciar práticas pouco éticas no seio da administração, salvaguardando o anonimato do denunciante
Memória anual de atividades desenvolvidas pelo município desde as diferentes áreas, departamentos ou serviços municipais


Ferramenta ou canal online que permita solicitar informação aos cidadãos
Informação clara e focada ao cidadão sobre o direito de acesso: onde e como presentar a solicitação, procedimento, prazos, limites ao acesso e possibilidade de reclamação perante as resoluções
Existe, e está claramente identificado, um órgão ou departamento ad hoc competente encarregado de processar e realizar o seguimento das solicitações de acesso a informação

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