Na apresentação foi feito balanço de dois anos de intervenção de um projeto em rede e que teve como parceiros o Agrupamento de Escolas de Barcelos e a Associação Intercultural Amigos da Mobilidade e, em termos internacionais, o Liceo Artístico Preti Frangipane e a Associação Darsana Teranga e Comune di Reggio Clabria, ambos de Itália, e da Polónoa o Gmina Chorkowka, a Zespol Szkol Ksztalcenia Ustawiczego e Krosnienski Uniwersytet Trzeciego.
O objetivo central deste projeto passa por refletir, discutir e partilhar boas práticas educativas acerca do combate ao abandono e insucesso escolar, a partir de uma abordagem diferenciada de intervenção através da arte.
A Vereadora Armandina Saleiro referiu que os resultados são surpreendentes, pois “alguns alunos estavam um pouco perdidos no seu percurso escolar e conseguiram perceber que não estavam na área mais adequada. Nem que seja um aluno que percebeu que aquele não era o caminho, o projeto já valeu a pena”.
Para além de dois guias para a educação diferenciada, Armandina Saleiro não esconde o “orgulho de pequenas histórias” que foram acontecendo e mudando a vida de alunos e respetivas famílias.
Na sessão de encerramento, o Presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, referiu que “hoje em dia estamos com uma grande falha no sentido de cidadania europeia e estas ações como este projeto, embora pequenas, são importantes para apelar à cidadania e para evoluirmos todos ao mesmo ritmo”.
O projeto, com um financiamento de 150.000 euros do programa Erasmus+, pode vir a ser replicado noutros países da Europa e ser pensado para um quadro mais vasto de apoio europeu.