O serviço vai facilitar a relação dos cidadãos com o Município e, do ponto de vista organizacional, potencia uma resposta cabal à procura que os serviços têm diariamente. O projeto destaca-se pela acessibilidade que garante a todos os cidadãos, nomeadamente os que possuem mobilidade reduzida.
O Balcão Único encontra-se já, à semelhança de vários serviços municipais, inserido no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) que está a ser implementado. Aliás, a existência de vários serviços municipais já certificados em termos de SGQ é, agora, uma mais-valia para a implementação deste sistema no Balcão Único.
O investimento afeto ao Balcão Único de Barcelos está inserido no projeto “Cávado Digital” num total de aproximadamente 106 mil euros, envolvendo as obras no local, mobiliário, hardware e software. A gestão de filas de espera é uma das inovações que o Balcão Único apresenta que vai permitir fazer a triagem dos munícipes por área de atendimento, reencaminhando para o balcão indicado para cada caso. Ao mesmo tempo, será possível obter dados objetivos quanto ao número de atendimentos, assuntos a tratar, entre outros.
Com um horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17 horas (sem interrupção para almoço), os cidadãos podem tratar de todos os serviços relacionados com atendimento geral.
Na reorganização dos serviços que estavam dispersos pelos vários espaços do município, cerca de 16 pessoas estão, a partir de agora, ao serviço dos cidadãos neste novo serviço de Balcão Único de Atendimento.
Serviços:
Balcão Único de Barcelos enquadra-se numa estratégia de aproximação da autarquia aos cidadãos, disponibilizando serviços de apoio e atendimento integrado, nomeadamente:
Atendimento Geral
• Ambiente e Espaços Verdes
• Atividades Económicas
• Atribuição de apoios financeiros e não financeiros
• Atribuição de apoio financeiro no âmbito do Fundo de Emergência Social
• Certidões e Reproduções
• Circulação e Estacionamento
• Gestão Cemiterial
• Limpeza Urbana
• Obras na Via Pública e Saneamento
• Ocupação do Espaço Público
• Património
Apoio à Integração do Imigrante
• Emissão de certificado de registo de cidadão comunitário
Habitação Municipal
• Candidaturas de acesso à habitação municipal
• Pedidos relacionados com habitação municipal – rendas, obras, transferências, provas de rendimento, venda de imóveis, etc.
Reabilitação e Gestão Urbanística
• Benefícios fiscais à reabilitação urbana
• Entrega de elementos/alvarás/averbamentos/documentos
• Informações sobre processos urbanísticos
• Ocupação de via pública para obras de conservação
Sugestões úteis:
Antes de se dirigir ao Balcão Único de Barcelos, verifique se tem consigo a documentação relativa ao assunto que pretende tratar. Faça-se acompanhar do seu documento de identificação civil e fiscal.