Irena Dacal e Sónia Leon, do Centro de Produtos Tradicionais do Município O Barco; Manuel Valiña, vereador do município de Sarria; Cristina Gonzalez, do Centro de Promoção de Antiguidades e Restauro; e Javier Feijó da Diputacion de Ourense estiveram presentes na inauguração do Mercado Medieval e 1.º Mercado da Euro-Região e acompanharam Domingos Pereira e César Pires nas boas vindas aos participantes neste evento e na visita às tendas instaladas na Avenida da Liberdade e no Campo 5 de Outubro.
A abertura oficial ficou marcada pelo lançamento de uma pomba, como saudação aos representantes do Município de Barcelos e dos municípios galegos.
O Mercado Medieval conta com cerca de 35 tendas, que têm para venda produtos típicos ligados à gastronomia, artesanato, plantas medicinais, bebidas, bijutaria, entre muitos outros.
Até domingo, dia 16 de junho, será possível assistir a um conjunto de atividades no âmbito do Mercado Medieval, como animação de rua, cortejos, espetáculos, jogos medievais, etc. O programa inclui uma ceia medieval no dia 14, às 20h30, mediante inscrição (turism@cm-barcelos.pt).
Pela primeira vez, o Município promove em simultâneo o Mercado da Euro-Região, uma mostra dos principais produtos de excelência da Euro-região, que conta com 15 bancas, expostas no Campo 5 de Outubro, onde se pode encontrar produtos artesanais, antiquários, produtos alimentares e vinhos oriundos do território da euro-região especialmente os identificados pelos três centros do projecto Eixo Interior (Centro de Promoção do Mercado Tradicional, em Barcelos; Centro de Promoção dos Produtos de Excelência, em O Barco; Centro de Antiguidades e Restauro, em Sarria).
Este é uma atividade que se insere dentro do POCTEP, programa de cooperação Transfronteiriça Portugal/Espanha, nomeadamente no Projecto Eixo Interior, que tem como objetivos principais a promoção do conceito de mercado tradicional na euro-região como âncora para a promoção dos produtos tradicionais de excelência e antiquários e oficinas de restauro de antiguidades.
O centro do mercado tradicional visa recuperar o conceito de mercado com ligações ao território agrícola, artístico e criativo das localidades, vilas e cidades da euro-região, por forma a preservar a identidade mas, também e, fundamentalmente, dinamizar a economia local. Em paralelo, esta estrutura visa potenciar o aumento da atratividade turística através da apresentação de produtos diferenciadores e identificativos da euro-região.