Para assinalar a Páscoa, festa de cariz religioso com grande tradição no concelho e na região, o Município volta a promover um vasto programa de animação destinado a atrair o maior número de pessoas à cidade e ao concelho de Barcelos.
Em colaboração com diversas instituições, entre as quais a ACIB, o arranque da programação acontece já no próximo sábado, dia 12, das 10h00 às 12h00, com a atividade “Pinturas Faciais – Páscoa Divertida”, na Biblioteca Municipal de Barcelos. Às 21h30, é a vez da Igreja Paroquial de Santa Marinha de Paradela receber o concerto de Páscoa, pelo Grupo Coral Magistrói.
No dia seguinte, domingo 13, tem lugar a peregrinação a cavalo à Sra. Aparecida, com saída do Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz pelas 9 horas da manhã. No mesmo dia, pelas 15h00, é inaugurado, no Largo Dr. José Novais, o Tapete Floral da Páscoa, elaborado pela Fábrica da Igreja de Alheira. Às 16h00, no Largo da Porta Nova, há uma prova de Doces de Romaria e, mais tarde, pelas 18h00, realiza-se, no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, o Concerto de Páscoa, pelo Quarteto EMAR.
O programa de animação de Páscoa prossegue, nos dias 15 e 16, com atividades na Biblioteca Municipal: no dia 15, a hora do conto “Para onde foram os ovos da Paulinha?” (entre as 17h00 e as 18h30) e, no dia 16, a oficina “Decora o teu ovo” (entre as 17h00 e as 18h30).
No dia 17, entre as 10h00 e as 16h30, no Largo da Porta Nova, decorre a atividade “Páscoa com Arte”, com pintura coletiva de ovos gigantes, com os artesãos Hélder Ferreira e Jesus Pias.
O programa encerra, no dia 18 de abril, com a atividade “Recriação ao vivo da Paixão de Cristo”, pelo Grupo Lírios do Neiva, com início no Paço dos Condes de Barcelos e término no Largo da Porta Nova. A atividade inicia às 21h30.
Além das atividades promovidas pelo Município, a ACIB também apresenta programação de animação de Páscoa, entre os dias 10 e 22 de abril, nomeadamente, na Avenida da Liberdade, com Aldeia do Coelhinho da Páscoa, pista de trânsito, comboinho, teatro e animação de rua, e “vila doce” – um espaço dedicado ao pão de ló e doçaria da época.
Na Praça Pontevedra ficará instalada a aldeia infantil e, no Campo 5 de Outubro, a Biblioteca de Páscoa.