Daniel Pereira Cristo, Fábia Rebordão, Duarte Pita Negrão, Diogo Infante e Benedita Pereira são alguns dos nomes mais sonantes da programação do Theatro Gil Vicente, para os meses de março e abril.
Teatro
A programação arranca com um espetáculo de teatro para o público infantil com dose dupla, que levará pais e filhos por uma viagem ao imaginário. A rubrica “Em família no TGV” reserva a tarde de domingo, dia 2, às 16h00, para a peça “Roda-Viva (a Menina e o Círculo), apresentada pela Hipótese Contínua. Outra proposta é a subida a cena de “A Maior Flor do Mundo e as Pequenas Memórias”, apresentada pela Leirena teatro, no dia 23, às 16h00. Nos dias 9 e 23, há oficina para bebés (dos 6 meses aos 5 anos), com duas sessões, às 10h00 e às 11h30. No dia 9, é apresentada a peça “Há um Rio Nesta Gota”, pela Frenesim; e no dia 23, a peça “Experimentar Cerâmicas”, pela Oficina Josefina.
No dia 21, às 20h00, é a vez dos mais crescidos (maiores de 12) assistirem à peça de teatro-jantar “Comer a Terra – uma peça de teatro – comestível”, pelo Teatro da Didascália.
O dia 29, às 21h30, é dedicado à entrega dos prémios “Gil Vicente – Prémios do Teatro Amador Europeu”, organizados pelo Teatro de Balugas, seguindo-se a apresentação da peça “Felicidade Roubada”, pela Malanka Theater (Ucrânia).
Cinema, Dança e Música
Quanto a cinema, o TGV apresenta, no dia 18, a sessão dupla – Ciclo de Cinema Pedro Costa, com duas películas: “Ossos”, de Pedro Costa e “Sacavém”, de Júlio Alves. No dia 25, mais uma dose dupla – Ciclo de Cinema Pedro Costa, com: “Filhas do Fogo”, de Pedro Costa e “Diálogos de Sombra”, de Júlio Alves. As sessões, no âmbito do Cineclube ZOOM, são às 21h30 e têm um custo de 3,5 euros.
Da arte da tela para a arte da dança, a programação de março do Theatro Gil Vicente inclui o espetáculo de música e dança “Uma Melodia, uma Viagem”, pela EspaçoM & Arca Dance Studio, no dia 9 de março, às 16h00 e 18h00.
Na música, o ciclo de concertos ‘triciclo’ continua a trazer ao espaço vicentino grandes vozes: no dia 7, às 22h00, a cantautora Catarina Carvalho Gomes e, no dia 15, a artista musical Mary Ocher.
No dia 8, cabe à Tuna Feminina do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave levar à sala de espetáculos o “IPCA Solidário”.
Já no dia 14, às 22h00, é a vez do músico e cantautor Daniel Pereira Cristo subir ao palco com o espetáculo “Malva Globo”, da produtora Arca de Sons Associação Cultural. A fechar o mês, no dia 22, pelas 22h00, há mais música, desta feita Fado, com Fábia Rebordão, pelas Pontas Soltas.
A programação de março no TGV termina com humor: stand-up comedy “Luzes”, por Duarte Pita Negrão, no dia 26, às 21h30. A sessão tem um custo de 10,00€.
Noutras artes, entre o dia 8 de março e o dia 13 de abril, estará patente no Café-Concerto a exposição “Entre Luz e Sombras”, de Maria Gonçalves.
Os bilhetes para assistir aos espetáculos no Theatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou telefone (253 809 694).
Mês de Abril
A programação cultural do TGV do mês de abril arranca com música. No dia 3, às 22h00, Romeu Bairos sobe ao palco, num espetáculo inserido no ciclo de concertos ‘triciclo’. No dia 10, o Ciclo Jazz ao Largo também está de volta, com a pianista e a guitarrista, Sylvie Courvoisier + Mary Halvorson.
Cinema e Teatro
Outras artes, outros gostos, o Cineclube Zoom apresenta no Theatro Gil Vicente dois filmes: dia 8, “Retrato de Família com Teatro de Marionetas”, de Philippe Garrel, inserido no Ciclo de Cinema Francês e, no dia 22, “Bowling Saturno”, de Patricia Mazuy. Os bilhetes para as sessões de cinema têm um custo de 3,5 euros.
Entretanto, os mais novos podem entrar no reino da fantasia, assistindo, no dia 13, às 16h00, à peça “Os Sonhos do Tom”, pela Limite Zero Associação Cultural. No dia 27, há espetáculo de dança e música para bebés (dos 0 aos 36 meses), “LU.NA”, pela Passos e Companhia.
Mais teatro no dia 5, sessão dupla, às 16h00 e 21h30, com a peça “Telhados de Vidro”, pela Fundação Inatel, tendo como protagonistas os atores Benedita Pereira, Diogo Infante e Tomás Taborda.
No dia 8 de abril, pelas 16h00, é a vez da dança ocupar o palco, através do espetáculo de dança urbana “Timeline”, protagonizado pela escola Nico Dance Studio.
Noutro registo, dia 12, às 21h30, o espaço vicentino acolhe o espetáculo de música e dança pelo compositor, autor, coreógrafo e fadista Jonas, que vem a Barcelos apresentar o seu novo álbum “Maça d’Adão”.
A fechar o mês, no dia 27 de abril, às 11h00, há lugar a uma oficina dedicada às grávidas, desta vez de Yoga, por Patrícia Dias.
Fora de Portas
Na programação “Fora de Portas”, no dia 17 de abril, às 22h00, no âmbito do ciclo de concertos ‘triciclo’, o Espaço Cultura recebe o duo Raphael Soares e Henrique Dias, com “Garoa”.