O projecto-piloto está a ser desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Fragoso, depois de ter sido apresentado à comunidade escolar no passado dia 19 de Dezembro. Envolve cerca de 500 alunos do 1.º Ciclo e dos Jardins-de-Infância.
A opção por este Agrupamento tem a ver com o facto de ser o mais distante da sede do concelho e de possuir uma dimensão média, permitindo, caso seja necessário, alguum reajustamento ao projecto.
Segundo a vereadora do Pelouro de Educação da Câmara Municipal de Barcelos, pretende-se que o pagamento das refeições escolares seja “mais seguro e mais cómodo para os pais e encarregados de educação”. Até agora, as Juntas de Freguesia e as Associações de Pais recebiam os pagamentos e faziam a entrega do dinheiro à Câmara Municipal. É todo este processo que vai passar a ser simplificado.
Ate finais de Fevereiro, o projecto deverá estar generalizado a todos os agrupamentos escolares do concelho.
Numa segunda fase, a Plataforma da Educação vai avançar para a aquisição mensal dos passes escolares dos alunos do ensino secundário.
Para Armandina Saleiro, este é mais um passo na “transformação de Barcelos numa verdadeira Cidade Educadora”, a par de outras acções de melhoria da educação no concelho, como o reordenamento e a requalificação da rede escolar, o apoio aos projectos das escolas, os programas de apoio sócio-educativo e o estabelecimento de mecanismos de cooperação com toda a comunidade educativa.