Antes da partida, no Campo 5 de Outubro, os participantes fizeram exercícios de aquecimento orientados pelos técnicos do programa Barcelos Saudável. Seguiram depois num percurso com seis quilómetros, com passagem pelas instalações das instituições organizadoras (GASC, Câmara Municipal de Barcelos e CRES), sempre com uma faixa com a frase “O caminho contra a pobreza também se faz caminhando…” A carrinha do GASC, posicionada em vários pontos estratégicos ao longo do percurso, foi disponibilizando águas, tostas e manhãzitos (cuja venda reverteu inteiramente para o Banco Alimentar do GASC). A caminhada incluiu a passagem pela tenda montada no Campo 5 de Outubro, que funcionou como ponto de encontro, e onde foram vendidos vários produtos, como pulseiras de tecido com frases alusivas à temática da pobreza. A tenda acolheu, também, o contributo deixado por diversas pessoas – alimentos e roupas de criança.
Na segunda-feira, 17, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, entre as 9h00 e as 18h00, continuaram a ser vendidos produtos com vista à angariação de fundos para o Banco Alimentar do GASC, tendo-se registado, também, vários donativos alimentares e em dinheiro. A iniciativa ganhou mais alegria com a colaboração da Academia João Capela, com a actuação de hip-hop de um dos professores da academia. Por volta das 17h30m, actuou o Grupo Arte & Companhia (do Projecto PES – GASC).
Foram ainda realizadas recolhas internas de alimentos em algumas escolas do concelho, no dia 17, e no IPCA (de 17 a 22) durante a semana da recepção ao caloiro. A última ação desta Semana para a Erradicação da Pobreza decorre no próximo sábado, dia 22, às 22h00, no auditório da Biblioteca Municipal, com a exibição do filme “Bem- vindos”, de Phillipe Lioret. O custo da entrada é um alimento ou um euro.