O Grande Prémio do Júri internacional do Art&Tur foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, que assistiu e presidiu à cerimónia de encerramento do certame. Simão de Albuquerque Matos, cônsul Honorário da Sérvia no Porto, foi quem recebeu o Grande Galo das mãos do autarca barcelense.
Na sessão de encerramento do festival, que decorreu no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes brincou com o facto de o Galo de Barcelos ter encontrado uma namorada, a Galinha Picha´i, trazida pela embaixada paraguaia, país convidado do evento, para ser entregue ao melhor filme ibero-americano.
Para o presidente do Município, “este festival insere-se na estratégia que Barcelos pretende pôr em prática a nível económico e cultural”, com vista a promover o que de melhor se faz no concelho sob o ponto de vista das tradições, da gastronomia, do artesanato, ou dos vinhos.
A cerimónia teve alguns momentos de animação, com a Academia de Dança Rosália Ferreira a promover momentos de dança contemporânea, e também com Fado de Coimbra, interpretado por Domingos Oliveira, que interpretou três temas: Passarinho da Ribeira, Fado do Estudante e o Fado da Despedida, com a versão “Barcelos tem mais encanto na hora da despedida”.