Interativa, dinâmica e de fácil utilização, a página terá disponível informação relativa a eventos futuros, não só relacionados com a Câmara de Barcelos, como também com toda a comunidade cultural, desportiva e social do concelho.
A apresentação do projeto foi feita pelo vereador com o pelouro da Gestão e Modernização Administrativa, Carlos Brito, que se referiu à plataforma, desenvolvida no âmbito do Plano Tecnológico Cávado Digital, como um “site que serve para filtrar eventos de interesse público, com uma forte ligação às redes sociais”.
Em conferência de Imprensa realizada nos Paços do Concelho do Município, o vereador destacou ainda a funcionalidade que permite às instituições/associações do concelho se inscreverem na plataforma e, a partir daí, “terem acesso ao software, podendo assim colocar as atividades que estão a promover, no curto e no médio prazo”.
Carlos Brito sublinhou também a “possibilidade de a cada evento se atribuir uma categoria, como desporto, cultura, educação, entre outros, o que permitirá reunir num único espaço toda a dinâmica do concelho”.
Esta será uma ferramenta que irá centralizar o que se passa em Barcelos, de forma a manter os munícipes, mas também os turistas, informados em relação ao que vai acontecer no concelho.
O projeto, pioneiro em Portugal, foi criado em software aberto, o que proporciona uma redução custos à autarquia, que fica ainda com total autonomia sobre a plataforma, podendo assim fazer qualquer alteração sem precisar de autorização do fornecedor.
Ainda na conferência de Imprensa, foi apresentada pelo Município de Barcelos uma outra plataforma, responsável pela gestão operacional, financeira e pedagógica das matérias sob responsabilidade da Câmara, como a alimentação, os transportes e as atividades extracurriculares.
A Plataforma de Ensino Assistido permite já aos encarregados de educação manterem-se informados em relação às atividades dos educandos, assim como possibilita o pagamento das refeições e transportes escolares através do Multibanco.
No âmbito do Plano Tecnológico Cávado Interativo, a Câmara de Barcelos vai também equipar as escolas com 52 quadros interativos, uma rede de informática e também um serviço de videovigilância.