Esta iniciativa, que conta com 24 restaurantes do concelho, integra-se num conjunto de atividades de promoção das qualidades turísticas da gastronomia local, potenciadas pela figura do galo e pelo universo cultural que se construiu à sua volta no concelho de Barcelos. À semelhança de outras iniciativas na área da gastronomia, promovidas pelo Município, pretende-se associar o galo e a produção do artesanato barcelense a outras áreas de relevância cultural e turística, como é a gastronomia, criando produtos turísticos integradores das tradições locais e das mais valias turísticas do concelho e, ao mesmo tempo, dinamizar o setor da restauração e da economia local.
Aderiram a esta iniciativa os seguintes restaurantes: Bagoeira, Belo Horizonte, Bom Gosto, Casa dos Arcos, Casa Lourenço, Casa do Edurado, Chuva, Dom António, Dom Carlos, Duque, Furna, Galo Novo, Galliano, Manjar das Estrelas, Muralha, Os Mouros, Pedra Furada, Pérola da Avenida, Santo Graal, Solar Real, Sonho do Cávado, Taberna O Manhoso, Terraço dos Petiscos e Vera Cruz.
Paralelamente ao Fim de Semana do Arroz Pica Chão, decorre entre 7 de novembro e 5 de dezembro, na Torre Medieval, a exposição “O cobre sempre foi o nosso ofício”.
Nos dias 7 e 8, em parceria com a Confraria do Vinho Verde, realiza-se, no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos, o simpósio “Vinho, Património Cultural e Enoturismo”.No dia 8, às 8h30, realiza-se mais uma etapa do programa anual de pedestrianismo “Caminhar para Conhecer Barcelos”, desta vez com o tema “No trilho dos moinhos de vento”. À tarde, pelas 14h30, realiza-se mais uma rota do vinho, com o tema “Conhecer Barcelos com a Vinha e o Vinho”.
A participação nestas atividades é limitada. A inscrição deve ser feita até 6 de novembro no Posto de Turismo.