O Município de Barcelos foi um dos premiados, conjuntamente com a Quinta de Balão, para além de outros municípios e produtores portugueses.
A cerimónia de entrega de prémios e prova dos vinhos premiados decorreu em Roma, mas a AMPV sugeriu a realização de uma cerimónia de entrega de prémios aos municípios e produtores portugueses, em Barcelos, no âmbito da Cidade do Vinho 2014.
Esta última realizou-se no dia 2 de agosto, na Casa do Vinho de Barcelos, e teve como ponto alto a entrega de cerca de 40 medalhas de prata, 6 medalhas de Ouro e ainda duas grandes medalhas de ouro.
A entrega de prémios contou com a presença do Vereador do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Barcelos, Carlos Brito, e também de Paulo Benvenuti, Presidente da Associação Nacional da “Città Del Vino”, da Rede de Cidades do Vinho italianas. Destaca-se também a presença do Secretário Geral da AMPV, José Arruda, do Presidente da Câmara do Cadaval, José Bernardo Nunes, do Presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, e do Presidente da ReteCork, Dionísio Mendes. Estiveram ainda presentes na cerimónia, representantes das seguintes câmaras municipais: Cartaxo, Palmela, Pegões, Penalva do Castelo, Azambuja, Gouveia e Bombarral.
A Quinta de Balão, representada por José Miranda, foi a única premiada da Região dos Vinhos Verdes, com o Vinho Branco Loureiro de 2012, que arrecadou uma medalha de prata para concelho de Barcelos.
Após a entrega de prémios realizou-se uma prova dos vinhos premiados e convívio entre os participantes, seguindo-se uma visita à Mostra de Artesanato de Barcelos, que decorre no Parque da Cidade.
Resultados do concurso de Vinhos Verdes Loureiro
No seguimento da colaboração estabelecida entre o Município de Barcelos e a Confraria dos Vinhos Verdes, realizou-se no dia 26 de julho, o concurso “Vinhos Verdes Loureiro da Região de Barcelos”, no âmbito da Cidade do Vinho 2014.
O concurso foi composto por 10 presidentes de júri (enólogos) e 30 jurados (amadores), que, em conjunto, analisaram 11 vinhos da casta loureiro de oito produtores de vinhos, com sede e/ou com produção no concelho de Barcelos e que habitualmente colaboram com o Município nas suas mais diversas ações promocionais.Este concurso teve por missão promover os vinhos verdes, contribuir para dar projeção à casta “Loureiro”, valorizar a cultura do vinho e da vinha em Barcelos e incentivar a produção local de vinhos de qualidade.
Deste concurso resultaram cinco vinhos com medalha de ouro, quatro vinhos com medalha de prata e dois não medalhados:
Medalha de Ouro:
Quinta dos Curvos – Loureiro – 2013
Casa das Buganvílias – Colheita Selecionada – Loureiro – 2013
Quinta do Barco – Grande Escolha – Loureiro – 2013
Adega Cooperativa de Barcelos – Loureiro – 2013
Adega Cooperativa de Barcelos – Condes de Barcelos – Loureiro – 2013
Medalha de Prata:
Quinta do Tamariz – Loureiro – 2013
Quinta de Balão – Brasão – 2012
Quinta de Balão – Loureiro – 2013
Quinta do Barco – Loureiro – 2013