A realização desta Feira – uma iniciativa da Câmara Municipal que tem como objetivo valorizar o melão casca de carvalho, produto agrícola produzido nesta altura no concelho e muito apreciado – insere-se no conjunto de ações de promoção e divulgação que potenciam a dignificação e preservação e valorização deste fruto, promovendo o aparecimento de novos canais de distribuição e apostando na manutenção da sua identidade. Este certame conseguiu, em anteriores edições, cativar o público e consumidores para a importância que o fruto tem para os agricultores da região.
O melão casca de carvalho é um produto com caraterísticas muito específicas que o diferenciam de outros tipos de melão, por ser muito sensível e melindroso, em face do laborioso processo de produção que implica, apresentando casca rugosa e cor cinzenta com manchas verdes e polpa de gosto apimentado. Em Barcelos, cultiva-se uma variedade conhecida como melão casca de carvalho, tipo Barcelos.
De notar que, para além deste, existem outras duas variedades muito conhecidas, nomeadamente o tipo Soutelo e Vale do Sousa. É, contudo, um dos frutos mais procurados na época estival e que marca claramente o início do ciclo das colheitas.
O melão casa de carvalho está muito ligado às tradições de festa e do convívio em comunidade. Aparece nas romarias de verão e anima a economia rural durante a última semana de julho até aos finais de agosto. A excelência da sua qualidade é reconhecida, estando inscrito no Guia de Produtos de Excelência da Eurorregião.