As actividades tiveram início na sexta-feira, 16 de Setembro, no Largo da Porta Nova, em colaboração com a Empresa Municipal de Desportos. Foram realizados jogos adaptados e boccia sénior. Nestas actividades estiveram presentes cerca de 50 utentes da Casa de Saúde S. João de Deus, APACI e APAC.
No sábado, teve lugar o passeio de bicicleta pela cidade de Barcelos. Esta actividade teve a colaboração do Centro Ciclista de Barcelos e contou com a participação de várias dezenas de cidadãos, num circuito de aproximado de 7,5 quilómetros nas principais ruas da cidade.
O dia 17 foi também o dia seleccionado para o corte do trânsito na Avenida da Liberdade, condição essencial para a adesão à Semana Europeia da Mobilidade. Esteve ainda patente ao público no Largo da Porta Nova, uma exposição de veículos híbridos de várias marcas.
Nos dias 19 e 20 de Setembro, o público pôde andar bicicleta na cidade, graças à disponibilização gratuita por parte do Posto de Turismo. Participaram. Na quarta e na quinta-feira, em colaboração com o ACES Cávado III, esteve instalada uma tenda no Largo da Porta Nova, onde o público pôde fazer a avaliação do monóxido de carbono a fumadores. Foi ainda distribuída informação relativamente à Prevenção Rodoviária e Segurança Infantil Rodoviária.
Ainda na quarta-feira, dia 21, o Município, em colaboração com a empresa Transdev, disponibilizou um mini-bus gratuitamente, que efectuou um circuito urbano entre as 8h00h e as 18h00. Esta iniciativa teve alguma adesão, principalmente pelos alunos das escolas Gonçalo Nunes e Alcaides Faria, e cidadãos residentes em Arcozelo e Vila Boa. Terão utilizado este meio de transporte cerca de 100 pessoas.
Para o encerramento das actividades no dia 22 de Setembro, “Dia Europeu sem Carros” foi realizada uma caminhada em colaboração com a Associação “CRES – Centro de Recursos e Envolvimento Social de Arcozelo”. A Caminhada, que contou com a presença de mais de duas centenas de pessoas – a maioria das quais, crianças do ensino pré-escolar e do 1.º Ciclo – teve inicio no Largo da Porta Nova, seguindo-se uma paragem nas ruínas do Paço dos Condes, onde foi contada a lenda do Galo de Barcelos por técnicos do Gabinete de Arqueologia do Município. A caminhada terminou no Parque Radical de Arcozelo, com uma sessão de alongamentos.
Presente nestas iniciativas, o vereador dos Pelouros do Ambiente e do Trânsito diz que “Barcelos está em sintonia com os grandes objectivos desta grande campanha de sensibilização à escala europeia: encontrar soluções de mobilidade amigas do ambiente”. Segundo César Pires, “todos temos esta grande responsabilidade de responder activamente aos desafios colocados ao meio ambiente com a adopção de novas formas de mobilidade”. Para isso, é necessário sensibilizar os cidadãos, e a adesão de Barcelos à SEM enquadra-se nessa tarefa.