O Pelouro de Educação da Câmara Municipal de Barcelos começou por realizar um seminário que contou com a presença de mais de duas centenas e meia de professores e outros agentes educativos e que serviu para debater as perspectivas da educação.
Mas a abertura do ano lectivo fica marcada pela inauguração do Centro Escolar de Barqueiros, o primeiro de um conjunto de equipamentos do género que irão reconverter o parque escolar concelhio.
Este ano, o estão inscritos nas escolas da rede pública do 1.º ciclo do concelho de Barcelos 5.150 alunos e cerca de 2.600 nos jardins-de-infância. Nenhum estabelecimento de ensino encerra no início deste ano lectivo, à excepção da Escola de Lagoa Negra, em Barqueiros, cujos alunos transitam para o novo Centro Escolar.
À semelhança de ano lectivo anterior, a Câmara Municipal volta a oferecer os manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo, num investimento que deve chegar aos 200 mil euros.
Mas o investimento na educação não se fica por aqui. O Município projecta manter os custos do ano anterior e que ascendem a vários milhões de euros.
Os transportes escolares e as refeições levam a maior parte do investimento educativo – cerca de 4 milhões de euros – mas os apoios são mais abrangentes. No caso dos transportes escolares, o Município reduziu de 4 para 1,5 quilómetros a distância a subsidiar entre a escola e a residência dos alunos, o que permite uma maior amplitude neste tipo de apoio.
Entre o vasto conjunto de apoios destaque-se o transporte de alunos com problemas de mobilidade, o Regime da Fruta Escolar (no valor de 52.000,00€, no ano lectivo 2010/2011), o apoio aos inúmeros projectos educativos desenvolvidos pelas escolas e o investimento no programa de animação da rede de bibliotecas escolares.