O percurso que contou com cerca de 60 pessoas oriundas de vários concelhos da região, como Vila Nova de Famalição, Braga, Povoa de Varzim e Maia, para além de muitos barcelenses. Começou junto ao Santuário de Nossa Senhora das Necessidades – um dos mais emblemáticos do concelho e onde tinha acabado de se realizar uma das mais importante romarias barcelenses – e seguiu para o interior da freguesia por caminhos rurais, com passagem por espaços onde ainda subsistem vestígios das antigas telheiras, um dos elementos que mais identifica a freguesia.
Rumou-se, depois, à Lagoa Negra, um lago que nasceu de uma exploração de minério na freguesia e que se situa perto de uma antiga via romana, designada de via veteris.
O percurso seguiu depois por um antigo moinho de vento que guarda a memória da moagem do milho nestas terras fortemente agrícolas.
Algumas particularidades da freguesia e uma visita a uma pequena mercearia à moda antiga satisfizeram a curiosidade dos caminheiros, que destacaram ainda os carreiros rurais e os lavadouros comunitários (como a Pia do Padre António e o do Terreiro) existentes na freguesia como factores de grande interesse e que marcam a diferença relativamente a outras rotas.
A realização deste percurso contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Barqueiros.