Mais de seis dezenas de pessoas puderam apreciar a riqueza do património religioso do concelho de Barcelos – igrejas e espaços de devoção mariana.
A primeira edição desta Rota incluiu a visita à igreja de Santa Maria de Abade de Neiva, Santuário de Nossa Senhora do Calvário (Tregosa), Santuário de Nossa Senhora da Aparecida (Balugães) e antiga igreja de Mondim (Panque). Esta visita permitiu tomar conhecimento sobre estes monumentos, reflectir sobre a importância do património edificado do concelho e fruir o espaço natural envolvente.
Com esta iniciativa – que contou com uma forte adesão de muitos barcelenses, mas também de outras pessoas vindas de Vila Nova de Famalicão, Guimarães e Viana do Castelo – os serviços do Turismo desenvolvem um novo ciclo de rotas de conhecimento dos recursos turísticos de Barcelos, em domínios muito específicos. Com efeito, alguns destes espaços foram alvo de uma rota turística pela primeira vez.
A Rota dos Santuários e Igrejas terá uma segunda edição no próximo mês de Outubro, desta vez visitando o principal património religioso edificado do lado sul de Barcelos