Perto de 40 mil motociclistas participaram no Dia Nacional do Motociclista, que se realizou no dia 1 de abril, em Barcelos. Vindos de todo o país e até do estrangeiro, os motociclistas levaram de Barcelos a imagem de uma cidade acolhedora. “Gostaria que cada um de vós fosse um embaixador da cidade e do nome de Barcelos”, pediu o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, durante a missa campal que se realizou no Campo da República, reafirmando que “as portas do Município estarão sempre abertas a iniciativas desta natureza”.
Mas as comemorações do Dia do Motociclista começaram no sábado à noite, com um espetáculo musical na Avenida da Liberdade.
No domingo, dia 1, o Presidente da Câmara Municipal recebeu nos Paços do Concelho os representantes da Federação de Motociclismo de Portugal, da Associação Moto Galos, entidades responsáveis organização do evento, e o padre José Fernando. Miguel Costa Gomes saudou os motociclistas e explicou que a adesão do Município de Barcelos a esta iniciativa foi imediata, dada a dimensão e o prestígio do Dia do Motociclista.
À tarde, a charanga da GNR prestou honras ao Presidente da Câmara, antes de iniciar o desfile até ao palco instalado na Avenida da Liberdade. O desfile incluiu ainda os andores de S. Rafael, patrono dos motociclistas, e da Santa Maria Maior, padroeira de Barcelos. Bandeiras do Município e dos clubes motards presentes neste evento e inúmeras pessoas tomaram parte no desfile.
Seguiu-se a missa solene, acompanhada pelo Coral Magistrói de Carapeços, durante a qual foram abençoadas as motas.
Dirigindo-se aos milhares de motociclistas e ao público que se juntou nesta cerimónia, o padre José Fernando afirmou: “tal como a conduzir a nossa mota, na vida temos de ser ágeis, porque há problemas que requerem perícia para os contornar”.
Durante a tarde de domingo, os barcelenses puderam apreciar milhares de motos, para todos os gostos e feitios. Marcas e modelos, novos e antigos, dos mais diversos foram uma atração para os muitos milhares de pessoas que escolheram Barcelos para passar o domingo.