Pelas 10h30 terão início atuações musicais, de teatro, de dança, etc, de grupos e associações barcelenses, em diferentes pontos da cidade – Rua D. António Barroso, Praça de Pontevedra, Travessa D. António Barroso, Rua Fernando Magalhães, Avenida da Liberdade, Campo da Feira e Jardim das Barrocas.
Às 11h00 está prevista a concentração de todas as instituições no Largo da Porta Nova, onde será cantado o Hino do Voluntariado, composto expressamente para esta atividade, com música ao vivo. No final, após o descerramento de uma tela alusiva, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, dirigirá uma mensagem aos participantes no Flashmob.
No dia 11, entre as 10h00 e as 17h00, realiza-se na Casa de Saúde S. José, em Areias de Vilar, o Encontro de Voluntariado, uma atividade destinada a voluntários e técnicos, contando com um vasto programa que se debruçará, da parte da manhã, sobre “O Valor Económico do Voluntariado”. Nesta mesa redonda participam Maria Lencastre (ESLIDER Portugal), Susana Queiroga (Instituto S. João de Deus e Confederação Portuguesa do Voluntariado), Boguslawa Sardinha (Instituto Politécnico de Setúbal, promotora do estudo “O Valor Económico do Voluntariado”), Teresa Olazabal (Testemunho de voluntariado) e Cláudia Viana (moderadora, jornalista da RTP).
Esta atividade será complementada com um workshop sobre gestão de voluntariado, no sentido de serem promovidas boas práticas neste domínio e com mostras de projetos das diferentes instituições do concelho.
O dia 17 é um dia aberto a pessoas que se tenham inscrito na iniciativa “Voluntário por um dia”, contemplando a visita a diversas instituições sociais, procurando mostrar o trabalho institucional e as imensas possibilidades e oportunidades de práticas de voluntariado nessas instituições.