Para o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, esta exposição “vem enriquecer o historial de qualidade que é reconhecido à Galeria (Municipal de Arte) e proporcionar aos visitantes a fruição do ‘sonho’ de Armanda Passos”.
Nascida em Peso da Régua, Armanda Passos licenciou-se em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, cidade onde vive e trabalha e onde realizou a sua primeira exposição individual.
Participou, desde 1976, em inúmeras exposições no país e no estrangeiro, desenvolvendo trabalhos em óleo, gravura, serigrafia e ilustração.
Sobre a sua obra escreveu Margarida Botelho (in, “80 Artistas em Portugal”): “Corpos no espaço e teoria da figura/objeto são o seu estilo. Evoca um universo surreal, onde a dureza se mistura com uma atmosfera de sonho. Quem não compreende Armanda Passos, fica na mesma encantado, seduzido, atraído pelo seu tipo de desenho”.
O escritor Mia Couto, cujos pais são também naturais de Peso da Régua, diz, no catálogo desta exposição, que ao deparar com os seus quadros de Armanda Passos “regressaram a mim as mesmas figuras que fantasmearam a minha infância. Ali estava o mesmo lugar sem geografia onde aprendi a escutar Portugal antes mesmo de ver e tocar a terra dos meus pais”.
A exposição pode ser vista todos os dias, das 10hh0 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.