Devido à degradação das instalações, a Junta e as associações deixaram temporariamente o edifício para nele serem realizadas obras a protocolar entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal. Logo que estejam prontas, as sedes da autarquia e das associações regressam ao edifício Visconde de Azevedo Ferreira, para aí realizarem as suas atividades.
Desde o início do mandato, o actual executivo camarário já doou vários imóveis às Freguesias, no âmbito da descentralização administrativa através de parcerias com as Juntas, com vista a dotá-las de equipamentos próprios para as suas actividades. É o caso das antigas escolas primárias de Moure, Alvito S. Martinho, Milhazes, Pedra Furada, Abade de Neiva, Couto S. Tiago, Tregosa, Fonte Coberta, Lagoa Negra (Barqueiros), Perelhal, Faria e Carapeços. Através de contrato de comodato, o Município de Barcelos cedeu por um ano, com renovação, a antiga escola primária de S. João (Galegos Santa Maria) à Associação Galo Novo.
Entre outras doações de imóveis, destaque para a doação da moradia n.º 9 do conjunto habitacional da Malhadoura à Freguesia de Milhazes, com vista à sua alienação para financiamento das obras de alargamento do cemitério da freguesia; a doação à Freguesia de Milhazes de três parcelas de terreno, com a área total 3276 metros quadrados, integradas no domínio público, em resultado da operação de loteamento e construção de moradias no lugar da Malhadoura; a cedência à Freguesia de Arcozelo, em regime de comodato, de dois espaços situados no lugar do Souto, com uma área total de 5172 metros quadrados, com vista à requalificação para uso público.