A Delegação da ASAE, situada no Campo 5 de Outubro, destina-se a albergar os serviços administrativos da área dos distritos de Braga e de Viana do Castelo.
Na sua intervenção após o ato inaugural o Presidente da Câmara afirmou que “esta parceria tem a função de equilíbrio no tecido económico, entre os que cumprem e os que não cumprem, o que contribui para o desenvolvimento da economia, numa perspetiva de sã concorrência e de respeito pelo consumidor”. “A ASAE é uma instituição que pretende regular o mercado para todos de forma igual cumprindo a lei” afirmou Costa Gomes.
Barcelos foi a cidade escolhida para a instalação dos espaços “pelo seu posicionamento estratégico, tornando-se vantajoso, em termos operacionais e logísticos, a existência de uma Delegação do Organismo e de um Armazém no concelho e insere-se no âmbito da colaboração sã entre a administração central e a local”, concluiu o Presidente da Câmara.
Já o Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira, frisou a importância deste momento “que dá novas instalações para o trabalho da ASAE no norte do país” valorizando ainda a “parceria entre uma autarquia local e a administração central numa conjugação de esforços no sentido de dar operacionalidade àquilo que são as missões destas entidades”.
“O trabalho da ASAE tem contribuído muito para funcionamento da atividade económica e da segurança alimentar em Portugal” disse o Secretário de Estado.
No final da cerimónia decorreu a visita às instalações e ainda a visita ao Pólo, inaugurado em 2014, que se destina a receber os bens apreendidos pela Autoridade, possuindo, ainda, camaratas para alojar as unidades operacionais. Esta estrutura tem condições para acolher sete a oito brigadas.