Foi inaugurada esta tarde, na Galeria Municipal de Arte, a exposição “Herbarium, jardins criativos”, um projeto desenvolvido, durante o difícil período pandémico, pelas duas Casas de Saúde do Instituto S. João de Deus (ISJD): a do Telhal (Sintra) e a de Areias de Vilar (Barcelos), em parceria com o Museu S. João de Deus – Psiquiatria e História.
A exposição, que constitui um projeto científico e artístico inovador na área de Reabilitação Psicossocial em Psiquiatria e Saúde Mental, apresenta uma coleção de espécies botânicas e de obras de arte (desenho, pintura, fotografia e moldagem) criadas a partir de ambientes de natureza, produzidas por 32 utentes da Casa de Saúde do Telhal e por 12 utentes da Casa de Saúde de Areias de Vilar do ISJD, que frequentam os respetivos serviços ocupacionais de jardinagem e os ateliês artísticos.
“Herbarium, jardins criativos” testemunha não só a enorme riqueza e diversidade do património natural das Casas de Saúde do Instituto S. João de Deus e a importância do seu conhecimento para uma maior consciência ecológica, mas também o valor destes espaços de natureza como “sementes” do saber e de criação artística, que em muito contribuem para a inclusão sociocultural dos utentes.
A exposição poderá ser visitada até 16 de abril. No mês de março, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; e aos sábados e feriados, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30. Em abril, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h00.