Criado pelo Município, em colaboração com os parceiros da Rede Social de Barcelos, o PDSS compreende um conjunto de acções entre 2011 e 2015, algumas já em implementação e outras a implementar. É o caso dos projectos Cávado Prospectivo e Barcelos Plural, Rede de Cidades Saudáveis, Elaboração da Carta Social, Qualificação das IPSS’s e CSIf’s, Carta Social Supramunicipal, a Universidade Sénior, a promoção do Envelhecimento Activo, entre outras.
Organizado pelo Conselho Local de Acção Social de Barcelos (CLASB), o Fórum tem também como principal objectivo colocar os diversos parceiros da Rede Social como grandes protagonistas do desenvolvimento social local.
A Câmara Municipal implementa, assim, uma nova metodologia de intervenção junto dos agentes sociais, tornando-os mais activos e mais participativos. Exemplo disso é a apresentação do PDSS neste Fórum, e a sua aprovação pelo CLASB
O Fórum decorre nas instalações do Instituto Politécnico do Cávado e Ave e inicia no dia 14, às 9h30. Na abertura intervirão o presidente da Câmara Municipal de Barcelos e responsáveis do Instituto da Segurança Social e do Centro Distrital.
Segue-se a apresentação dos diversos painéis e actividades:
10h00: Desenvolvimento sustentável e democracia participativa, como moderação da vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Barcelos, Ana Maria Silva;
11h30: Pensar a rir e rir a pensar;
12h00: Visita à exposição de painéis das Comissões Sociais Inter-Freguesias e dos grupos Temáticos;
14h30: Trabalhos de grupo;
17h00: Apresentação das conclusões dos grupos de trabalho
O programa do dia 15 é o seguinte:
9h30: Exibição de documentário
10h00: Conferência “Desafios do planeamento – PDSS Barcelos 2015 – factores de resiliência e de mudança”;
11h30: Decisões individuais no colectivo. Uma perspectiva emocionalmente inteligente do benefício mútuo;
14h30: Reunião plenária do CLASB
16h30: Encerramento.