Embora sendo uma pequena artéria citadina, a sua requalificação urbana permitiu abrir o trânsito entre a Av. D. Nuno Álvares Pereira e o Campo 5 de Outubro, dando maior fluidez ao tráfego rodoviário e segurança aos peões que a utilizam quotidianamente.
Estamos a falar da Rua Irmã São Romão, uma via com importante função na ligação entre as áreas nascente e poente da cidade.
As obras realizadas permitiram a abertura de uma via automóvel de um só sentido, possibilitando a circulação em torno de um dos principais quarteirões citadinos, bem como facilita o acesso às zonas comerciais.
A empreitada também contemplou a criação de estacionamentos – são agora 45 lugares – dois dos quais destinados a pessoas com mobilidade condicionada e um dedicado a cargas e descargas.
A intervenção efetuada teve uma comparticipação financeira de cerca de 93 mil euros provenientes do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento regional, através do Programa PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano. O custo total da empreitada rondou os 308 mil euros.
Tratou-se da qualificação de um pequeno, mas importante troço viário na cidade de Barcelos, que acaba por favorecer a dinamização do comércio local.
Ao apoiar esta operação, através do FEDER, os Fundos Europeus Estruturais de Investimento constituem-se como um instrumento fundamental para a melhoria da qualidade do ambiente urbano de Barcelos, promovendo a qualidade de vida e ambiental, a revitalização económica e urbanística, incentivando ainda o investimento de iniciativa privada.
Esta ação é financiada pelo POAT – Programa Operacional de Assistência Técnica.