Sob o lema “a igualdade como fator de desenvolvimento”, o Município de Barcelos vai assinalar o Dia Municipal para a Igualdade (24 de outubro) com um conjunto de iniciativas que pretendem promover a inclusão e a participação de toda a comunidade na construção de uma cidadania mais ativa.
Assim, no dia 24, terá lugar o Seminário “Barcelos + Igual(dade)”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, cuja inscrição é gratuita, mas obrigatória, e poderá ser efetuada através do link https://forms.gle/PwcDx5FTpKqQ1qYo6. A sessão de abertura estará a cargo do vereador do Pelouro da Ação Social e Saúde, António Ribeiro, e da coordenadora da Unidade de Políticas Sociais da Comunidade Intermunicipal do Cávado, Daniela Gomes. O primeiro painel cabe a Sofia Neves, Presidente da Associação Plano i para a Igualdade e Inclusão, e trata da “ Igualdade de Género. O que nos diz o Presente sobre o Futuro?”. Às 10h30, é a vez de Carla Cerqueira, docente na Universidade Lusófona do Porto, apresentar “ Conciliação entre a vida pessoal, profissional e familiar”.
A terminar a manhã, por volta das 11h30, vai ser apresentado o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Município de Barcelos 2022-2027, pelo vereador do Pelouro da Ação Social e Saúde, António Ribeiro, pela chefe da Divisão de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Barcelos, Anabela Pimenta, pela coordenadora-geral do GASC, Célia Barbosa, e por Maria Anita Santos, docente no ISMAI.
No dia 25 de outubro, é inaugurada a exposição “Degraus para a Igualdade”, de Irene Pedras, com a participação das turmas do 3º ano dos cursos de Design Gráfico e Fotografia da Escola de Tecnologia e Gestão (ETG) de Barcelos, no Café-Concerto do Theatro Gil Vicente, numa parceria com a CIG e a Associação Animar. Esta exposição estará patente até 30 de outubro.
No dia 26, entre as 14h30 e as 16h00, tem lugar na Biblioteca Municipal uma ação de Sensibilização sobre Igualdade de Género para a Comunidade Cigana por Sandra Amaral, da SOPRO. A finalizar a semana, Tiago Castro, da Associação Plano i para a Igualdade e Inclusão, ministra uma ação de sensibilização online para professores do 2º e 3º ciclos, subordinada ao tema “Educar para a Igualdade de Género: ensinar a igualdade aos jovens”, entre as 17h30 e as 18h30. As inscrições terminam a 24 de outubro, e podem ser efetuadas através de https://forms.gle/zLcgAzgCiUB5cTRK9.
Com a aprovação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação 2022-2027, Barcelos comprova o seu empenho na construção de uma sociedade mais igualitária e justa através da promoção de políticas de igualdade de género e do esforço de integração do conceito de cidadania plena nas dinâmicas de desenvolvimento social local.
Este ano, o Município de Barcelos foi distinguido com o prémio Viver em Igualdade 2022-2023, uma iniciativa bienal promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual, que distingue e reconhece as Autarquias com boas-práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação.