O Concelho de Barcelos vai voltar a ter um Centro de Vacinação contra a Covid-19. A proposta do novo espaço foi validada pela ARS Norte e o equipamento deverá estar apto a receber os utentes dentro de 15 dias.
A decisão de disponibilizar um espaço para um novo Centro de Vacinação partiu do Presidente da Câmara, Mário Constantino, que logo após ter tomado posse iniciou diligências nesse sentido. Assim, a 19 de outubro, um dia depois de ter entrado em funções, os serviços municipais identificaram um conjunto de possibilidades e apresentaram uma proposta de solução à ARS Norte, através do ACES Cávado III Esposende / Barcelos. O prédio escolhido – edifício Rainha Santa Isabel – pertence à Santa Casa da Misericórdia, e está localizado na Rua Rosa Ramalho, no Centro da Cidade.
Após visita ao local (dia 20 de outubro) as autoridades de saúde validaram a proposta da Câmara Municipal, tendo apresentado na passada terça-feira (dia 2 de novembro) o caderno de encargos com a menção da necessidade dos seguintes trabalhos: adaptação das infraestruturas de eletricidade; informática; ventilação e climatização, águas e saneamento e serviço de segurança. Irão também ser feitos trabalhos de transformação dos revestimentos de pavimentos e paredes por outros que garantam a assepsia necessária a este tipo de utilização. Vai também ser acautelado estacionamento para utentes de mobilidade reduzida.
Além destas obras, vão ser instalados 15 postos de informática, bancadas, mesas, cadeiras, micro-ondas, frigorífico e cacifos.
Se tudo decorrer com normalidade, o Centro de Vacinação abrirá no espaço temporal de 15 dias.