“ Constru(ir)” é o nome do novo espaço instalado na Biblioteca Municipal de Barcelos, baseado no conceito das salas makerspaces e que está integrado no projeto “Barcelos a Ler”. O projeto tem como missão reduzir e prevenir o abandono escolar precoce e promover a igualdade de acesso a uma educação de boa qualidade.
Aprovado no âmbito da bolsa de projetos com incidência municipal do PIICIE do Cávado, com financiamento abrangido pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), pretende proporcionar aos utilizadores o desenvolvimento de competências sociais e empreendedoras, com o objetivo de fomentar um trabalho em áreas como a Ciência, a Tecnologia, a Engenharia, a Arte e a Matemática (CTEAM).
Como espaço de educação, pretende ser um ambiente inovador, com estratégias de ensino que promovam uma aprendizagem que integre aspetos como a imaginação, criatividade, iniciativa, intuição, partilha, colaboração e impactos emocionais, cuja abrangência permite o trabalho de todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar até ao ensino secundário. Com uma forte componente educativa, permitirá o desenvolvimento de atividades incidentes nas novas metodologias de ensino, centradas no aluno e na diferenciação e inovação pedagógicas, através da possibilidade de utilização de um leque específico de recursos inovadores, que promovem a integração das tecnologias e novas metodologias de ensino/aprendizagem.
O espaço “Constru(ir)” vem implementar um ambiente inovador, onde os diferentes espaços de “experimentação, aprendizagem e partilha”, permitem o trabalho colaborativo e o incentivo à descoberta do trabalho de grupo.
Neste projeto, a Biblioteca Municipal assume-se como um espaço de criação, descoberta e aprendizagem, como lugar “vivo” que responde a necessidades específicas da sua comunidade educativa e local. Criação, cooperação e inovação é, em suma, o significado do makerspace.
Para a sua implementação foi colocado material moderno, atrativo e inovador e está disponível ao público nas diferentes áreas da sala. É composto por oito espaços distintos, mas que simultaneamente se interligam entre si: o espaço internet possui três computadores e impressora, permitindo a realização de trabalhos e pesquisas na web; o espaço de robótica e programação disponibiliza jogos e kits de robótica, que permitem a aprendizagem e o desenvolvimento de capacidades no âmbito da programação; o espaço de conferências, equipado com um painel interativo, computador e espaço reservado para realização de apresentações presenciais ou online, promovendo a interatividade em projetos e eventos de empreendedorismo e inovação; o espaço de modelação 2D, que integra uma plotter de corte de vinil, uma máquina de estampar e uma impressora de sublimação, dando a possibilidade de os utilizadores explorarem projetos, desde a estampagem à criação de peças decorativas; o espaço de costura e bordados disponibiliza duas máquinas, uma de costura e uma de costura e bordar, permitindo, a utilizadores principiantes, a elaboração de pequenos arranjos de costura, a criação de bordados criativos e a elaboração de um sem número de presentes personalizados; o espaço multimédia, destinado à utilização da técnica Chroma Key (green screen), equipado com máquina fotográfica, sistema de luz ambiente e computador para edição de vídeo; o espaço de modelação 3D, com computador e impressora 3D, para a criação das mais diversas peças decorativas ou utilitárias; e o espaço de projetos, composto por mobiliário dinâmico, que permite o trabalho individual ou de grupo, para dar vida a projetos e implementação de ideias inovadoras.
O espaço “Constru(ir)”- Makerspace da Biblioteca Municipal é de acesso livre e gratuito, no entanto, dado o limitado número de lugares, deverá ser efetuado o agendamento para a utilização dos diversos equipamentos, através do email construirbmb@cm-barcelos.pt ou do telefone 253 809 641.
O projeto “Barcelos a Ler” resultou das necessidades de criação de um plano integrado de promoção do sucesso escolar, através de uma equipa multifacetada de profissionais do ensino e da leitura e do desenvolvimento de um conjunto diversificado de ações de promoção de hábitos de leitura.
Desenvolvido pelo período de três anos, foram implementadas diversas ações junto da comunidade educativa: formação, implementação do programa de promoção da fluência em leitura, sessões de escrita criativa e de filosofia para crianças, edição de livros de história local, presença de escritores e ilustradores, entre muitas outras, cujas avaliações de impacto revelaram a importância do seu desenvolvimento, quer para o aumento da capacidade leitora dos alunos, quer para a valorização da literacia como meio fundamental para potenciar o sucesso escolar.
O projeto “Constru(ir)” vai permitir dar continuidade às ações implementadas, disponibilizando recursos humanos e técnicos para uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.