A Câmara Municipal vai dar início a obras de reabilitação no edifício dos Paços do Concelho. A empreitada foi adjudicada por um valor de 931.740,00€ (IVA incluído), cofinanciada em 479.572,03€ pelo FEDER, através do programa Norte 2020, e com um prazo de execução de 365 dias.
A par da requalificação da imagem arquitetónica do edifício, a empreitada visa o melhoramento das condições físicas do edificado, a criação de percursos acessíveis para pessoas com mobilidade condicionada e a melhoria das condições de segurança contra risco de incêndios.
Em termos mais pormenorizados, será feita a substituição das caixilharias e janelas, com colocação de vidro duplo, de forma a uma melhor eficiência térmica e acústica. Os estores também serão substituídos e as portadas em madeira maciça recuperadas. Serão, ainda, colocadas portas corta-fogo.
A cobertura do auditório municipal em camarinha de cobre será recuperada. Já a cobertura com telha cerâmica será limpa e, em caso de elementos danificados, estes serão substituídos.
As paredes exteriores serão limpas e reparadas. As interiores serão pintadas à cor existente.
No que respeita à acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada, serão criados percursos acessíveis à maioria dos espaços do edifício. Dada a natureza arquitetónica e a dificuldade de ligação entre a ala poente e a nascente, consideraram-se duas entradas acessíveis ao edifício: uma pelo alçado sul, através da rampa de acesso ao Balcão Único, e outra pelo alçado poente, designadamente pelo portão que dá acesso ao claustro, ao auditório e ao elevador principal. Esta entrada irá assegurar o acesso aos três pisos do edifício a pessoas com mobilidade reduzida, designadamente o acesso ao auditório, à secretaria geral, aos recursos humanos, às instalações sanitárias, assim como ao piso superior, onde se localizam salas de reuniões, vereação e presidência.
Sendo o Balcão Único um espaço de acesso ao público em geral, torna-se imperioso criar um acesso universal às instalações sanitárias do edifício, que serão, elas mesmas, renovadas.
Haverá lugar, ainda, a pontuais intervenções nos equipamentos de ar condicionado e sistema de ventilação, na iluminação e no abastecimento de água.
Situado em pleno centro histórico da cidade de Barcelos, o edifício da Câmara Municipal está inserido em Zona Especial de Proteção (ZEP) da Igreja Matriz, Paço Condal, Pelourinho, Solar dos Pinheiros e Ponte Medieval.