A Biblioteca da Escola Básica da Várzea, do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, foi integrada na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), no âmbito da “Candidatura 2021:Integração” de novas escolas nesta Rede, passando a dispor de um apoio financeiro destinado à aquisição de equipamento e fundo documental.
Barcelos conta agora com 30 bibliotecas escolares, maioritariamente em escolas do ensino básico, sendo um dos concelhos mais bem equipados a este nível no país.
As bibliotecas escolares do concelho constituem-se como recursos educativos modernos e integram a vida escolar das crianças. Apresentam-se como espaços bem apetrechados, com mobiliário e equipamentos tecnológicos novos e atrativos, recheados com um mundo de livros a explorar. Com a criação destes novos espaços, o Município de Barcelos procura responder às novas exigências de qualidade do ensino, oferecendo às escolas um espaço de aprendizagem, num ambiente mais confortável e sedutor e que se apresentam como uma oportunidade de melhoria efetiva da qualidade do serviço educativo e cultural.
A Rede Bibliotecas Escolares de Barcelos tem no Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABEbcl), promovido pela Biblioteca Municipal, uma estrutura de apoio e de dinamização, que procura garantir o desenvolvimento sustentado da Rede, assente num conjunto de medidas, entre as quais, o apoio técnico, a partilha de recursos, as ações de promoção de incentivo à leitura, a cooperação em projetos, a formação de docentes, a divulgação de boas práticas e a partilha de experiências e soluções.
Graças a este serviço, tem desenvolvido um conjunto de ações nas escolas, apoiando as bibliotecas e as atividades de promoção da leitura. Assim, ao longo de cada ano letivo, milhares de crianças e jovens do concelho participam em diversas atividades repartidas por sessões de poesia, horas do conto, encontro com escritores e ilustradores, apresentação de livros, teatro, concursos, sessões de contos, histórias com música e ateliês. De destacar a organização de eventos concelhios, como o Encontro de Bibliotecas Escolares, a Semana Concelhia da Ciência, a Semana dos Direitos Humanos, a Semana Concelhia da Leitura, o concurso Pequenos Grandes Poetas, ou o Concurso Nacional de Leitura.
O concelho de Barcelos conta agora com 30 bibliotecas escolares integradas na Rede de Bibliotecas Escolares, juntando-se assim às bibliotecas das escolas: Agrupamento de Escolas de Alcaides Faria (Escola Secundária Alcaides Faria, EB Manhente, EB Galegos S. Martinho, EB Galegos Sta Maria); Agrupamento de Escolas de Barcelos (Escola Secundária de Barcelos, EB Abel Varzim, EB de Barqueiros, EB de Gilmonde); Agrupamento de Escolas de Braga Oeste (EB Cabreiros, EB Pousa); Agrupamento de Escolas de Fragoso (EB Fragoso); Agrupamento de Escolas de Gonçalo Nunes (EB Gonçalo Nunes, EB António Fogaça, EB Arcozelo, EB Aldão – Vila Frescainha, EB de Vila Boa); Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho (EB Rosa Ramalho, EB Remelhe, EB Várzea); Agrupamento de Escolas de Vale d’Este (EBS Vale d’Este, EB de Viatodos, EB Cambeses); Agrupamento de Escolas do Vale do Tamel (EBS Vale do Tamel, EB Alheira, EB Carapeços, EB Vale do Tamel); Agrupamento de Escolas de Vila Cova (EBS de Vila Cova, EB Perelhal); Escola Secundária Barcelinhos e Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos.
A Rede de Bibliotecas Escolares resultou dos esforços comuns das comunidades educativas e beneficia do protocolo de cooperação entre o Ministério da Educação, o Município de Barcelos e Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares.