A Galeria Municipal de Arte de Barcelos tem patente, até 13 de setembro, a exposição de pintura “Doze D’Arte”, um coletivo de 12 pintores que se foram conhecendo através de diversas exposições individuais e coletivas de cada um dos seus elementos.
A exposição foi inaugurada na sexta-feira, 10 de julho e, devido às restrições em termos de ocupação de espaços fechados, a mesma contou apenas com a presença da curadora da exposição, Isabel Patim, de três artistas e da Vereadora da Cultura, Armandina Saleiro.
A Vereadora salientou a importância desta exposição onde “artistas de renome participam e levam o nome de Barcelos mais longe. Uma exposição com obras excecionais onde o contributo da curadora e dos artistas contribuíram para a sua realização num momento tão delicado como este que estamos a viver devido ao Covid-19”.
Por sua vez, Isabel Patim, curadora da exposição, agradeceu todo o apoio dado pelo Município de Barcelos e lembrou que”esta exposição é muito importante e uma mais valia no panorama cultural da Galeria de Arte”.
“O que me desafia é o desafio do diálogo, de vários diálogos que procuro como comissária desta exposição encetar, é compreender as necessidades dos autores e dos públicos, das cidades e dos seus espaços. O coordenador do grupo Doze d’Arte, o artista Mutes, colocou este coletivo de 12 artistas no meu caminho. “Out of the way”, título da exposição aqui catalogada, colocou-me no caminho e no espaço da minha cidade berço e é uma honra para mim estar em Barcelos com esta exposição”.
A abertura ao público aconteceu no sábado, dia 11, com a presença de artistas e visitas orientadas onde as diferentes formas de fazer pintura, através do processo criativo individual de cada um, e que despertaram a curiosidade de quem a visitou.
A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30 e sábados e domingos, das 14h00 às 18h00.