O novo executivo do Município de Barcelos saído das eleições autárquicas do passado dia 1 de outubro vai ter quatro vereadores a tempo inteiro: a vereadora Armandina Saleiro, que acumula as funções de Vice Presidente da Câmara, o vereador José Beleza, a vereadora Anabela Real e o vereador Francisco Rocha.
A decisão foi tomada em reunião extraordinária do executivo, realizada a 7 de novembro, depois da não aprovação da proposta de cinco vereadores a tempo inteiro, apresentada na primeira reunião do executivo municipal, que ocorreu a 30 de outubro.
A Vereadora Armandina Saleiro dirigirá os seguintes pelouros: Ação Social, Saúde Pública, Educação, Bibliotecas, Arquivos, Cultura, Museus.
O Vereador José António Beleza dirigirá os seguintes pelouros: Artesanato, Turismo, Ambiente, Mobilidade, Transportes.
A Vereadora Anabela Deus Real dirigirá os seguintes pelouros: Serviços Jurídicos, Fiscalização, Polícia Municipal, Contraordenações, Gestão do Património, Feiras e Mercados.
O Vereador Francisco Rocha dirigirá os seguintes pelouros: Desporto, Parques e Jardins, Gestão de Frotas e Equipamentos.
Os restantes pelouros ficarão sob a alçada do Presidente da Câmara Municipal, Miguel Costa Gomes.
Ainda na reunião de 7 de novembro, o executivo municipal aprovou por unanimidade um voto de congratulações pela nomeação de Barcelos como Cidade Criativa na Categoria do Artesanato e Arte Popular, atribuída pela UNESCO no passado dia 31 de outubro.
Com esta nomeação, Barcelos entra no grupo restrito das cidades distinguidas pela UNESCO (180 cidades de 72 países), sendo a única na Península Ibérica e uma das três a nível europeu nesta categoria (há 36 a nível mundial).
Quanto aos restantes pontos da ordem de trabalhos, registe-se a aprovação dos seguintes apoios sociais: comparticipação em material escolar a 93 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico; comparticipação nas refeições colares a 126 alunos do 1.º Ciclo e do Jardim de Infância; isenção do custo de utilização de piscinas e de frequência de atividades físicas e motoras a alunos que frequentam a Unidade de Apoio Educativo Especializado à Multideficiência, do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho.