O livro, editado pela Chiado Editora, é o primeiro romance do autor luxemburguês, filho de pais emigrantes, e começou a ser escrito em 2015 nas suas inúmeras viagens semanais entre Barcelos e a Covilhã, onde frequenta o 3º ano do curso de Medicina.
Com a leitura de “Nota de Despedida”, o leitor perceberá que cada situação é deliberadamente aproveitada para tecer uma crítica a alguns temas da sociedade contemporânea, e para descrever o equilíbrio e dinamismo das relações entre todos os intervenientes, movidos pelos traços únicos das suas personalidades, o que dá origem a uma trama dramática que envolve as personagens.
Assim, com a escrita desta obra, o autor fez por construir uma ponte privilegiada com o leitor e tentou criar uma discussão à volta de assuntos ainda um pouco tabu e cada vez mais recorrentes, como é o caso da depressão e do suicídio.
Dany Cruz nasceu a 21 de junho de 1996, no Luxemburgo, filhos de pais emigrantes. Atualmente, ainda estudante universitário, leva consigo todas as semanas, na sua mala, uma paixão pela escrita e pela medicina. O autor, apesar de estudar fora, diz levar sempre Barcelos no coração, terra que o viu crescer e tornar-se quem é hoje.