Os espetáculos decorrem às sextas-feiras e sábados, às 21h45, e aos domingos, às 16h, dos meses de outubro e novembro no Teatro Gil Vicente e têm entrada gratuita, limitada à lotação da sala. O espetáculo de abertura do Festival realiza-se no próximo sábado, 1 de outubro, com a peça “A Bela e o Monstro”, interpretada pela atriz Cátia Oliveira e pelo ator Tiago Ferreira, pela companhia organizadora, A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos.
Entre desenhos a esculturas, passando pelos cenários, Barcelos vai também acolher três exposições do recentemente falecido, José Rodrigues, um nome incontornável da história da arte portuguesa. O artista plástico, que integrava o famoso grupo d’ Os Quatro Vintes e foi fundador da Bienal de Cerveira, será recordado pela cidade neste programa de homenagem cuja inauguração acontece a 8 de outubro e se prolonga até 27 de novembro. A entrada é gratuita.
De 25 a 28 de outubro, festejamos o regresso da Festa da Animação, organizada em parceria com o IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e Ave). O evento será marcado por painéis de conferências com convidados internacionais, realização de workshops e sessões de cinema de animação.
O cinema também volta ao teatro pelas mãos da Zoom – Associação Cultural, juntando num só mês nomes como José Luis Guerin, Abbas Kiarostami e Michel Cimino. Na primeira sessão a 6 de outubro será exibido “Academia das Musas, de Guerin, a 13, “O Ano do Dragão”, do recentemente falecido Chimino, e a 20, “O Vento levar-nos-á”, de Abbas Kiarostami. Dia 27 e 28 serão dedicados à projeção de dois filmes de Vicente Alves do Ó e o mês encerra com uma seleção Cinanima.