A cerimónia oficial contará com a atuação do Coro “Cantacellis” e com declamação de poesia, pelo professor José Fernandes, seguindo-se os discursos do Presidente da Assembleia Municipal, dos representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal e do Presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes. A sessão termina com o “Grândola, Vila Morena”, por parte do referido Coro.
O dia, feriado nacional, começa a ser assinalado na cidade pelas 8.30h com a alvorada festiva, seguida da arruada dos Zés P’reiras pelas ruas da cidade de Barcelos. Às 10h, o folclore sai à rua, com os trajes a preceito e suas danças características. Finda a cerimónia das comemorações do 25 de Abril, às 18h dá-se a concentração de Rusgas ao Senhor da Cruz, que farão a sua apresentação a partir das 21h. De igual modo, às 18h serão inauguradas duas exposições, uma de pintura e escultura de Paula Berteotti, na Biblioteca Municipal, e outra, na Galeria Municipal de Arte, subordinada ao tema “Olhares sobre o galo” de Mário Rocha. O dia terminará com o Fogo do Ar.
O 25 de Abril de 1974 é uma data que nos define enquanto seres democráticos. Comemorar o 25 de Abril é comemorar a restituição da liberdade, da dignidade, da esperança de um povo que há muito se via ostracizado. Num ímpeto radiante de coragem, os soldados capitaneados por Salgueiro Maia, não pensando nas consequências nefastas que o seu gesto lhes poderia acarretar, saíram às ruas e gizaram uma nova página na nossa História. Volvidos 41 anos, as emoções repetem-se nos corações daqueles que de perto viveram, que na pele sentiram, um momento que marcou para sempre o destino de todos os Portugueses.
Ainda no âmbito das comemorações do 25 de Abril será apresentado no dia 9 de maio a reedição do livro “Praça da Canção” – 50 anos de um livro intemporal, de Manuel Alegre. A sessão irá decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelas 15h30 e contará com a presença do autor, sendo apresentada e moderada por José Manuel Mendes.