O Presidente da Câmara sublinhou a importância pedagógica desta ação, afirmando que a causa ambiental nunca está terminada e que é necessário sensibilizar os mais novos para as questões da preservação do ambiente, designadamente a manutenção das espécies arbóreas. Miguel Costa Gomes referiu que o Município tem vindo a fazer um trabalho responsável nesta área, procedendo ao tratamento e abate, quando necessário, lembrando a ação de reflorestação de mais de 200 árvores no monte do Crasto, em Aldreu, promovida pelo Município.
Ainda nesta zona florestal do concelho, muito fustigada por incêndios nos últimos anos, realiza-se uma nova ação de reflorestação com mais 200 árvores, também no Dia da Árvore e da Floresta.
A ação que decorreu no Parque da Cidade, e que começou com ateliês desenvolvidos pelos alunos das escolas António Fogaça, APACI e Colégio Menino Deus, terminou com a entrega, por parte do Presidente da Câmara, dos prémios relativos ao concurso “Carnaval Ecológico”.
Este concurso consistiu na elaboração de máscaras de Carnaval com recurso a materiais já utilizados. Deste projeto resultou a entrega de vários trabalhos, que estiveram expostos na Casa da Juventude, ao qual aderiram sete escolas que entregaram 89 trabalhos. Os trabalhos premiados foram os da APACI, Centro Escolar António Fogaça e Colégio da Casa do Menino de Deus, com o 1º prémio, no valor de 250 euros, o 2º prémio, 125 euros e o 3º prémio, 75 euros, respetivamente.