Pelas ruas da cidade, de 14 de dezembro a 6 de janeiro, trilham-se as tão esperadas Rotas de Presépios de Grandes Dimensões. Presépios gigantes envoltos de criatividade, realizados pelas associações locais que nesta época não poupam esforços e se dedicam de corpo e alma a criações absolutamente geniais.
No Museu da Olaria, na Casa da Azenha, na Torre Medieval, no Posto de Turismo, no Teatro Gil Vicente e na Sala Gótica, até 10 de janeiro, a exposição “Presépios, Uma Tradição, Várias Interpretações” faz as delícias de miúdos e graúdos. É a arte do concelho, saída das mãos daqueles que, quase por magia, transformam um pedaço de barro numa peça única, trabalhada ao pormenor, cheia de vida e cor, e que perdura no tempo e na memória dos que a veem.
Os workshops, entre os dias 5 e 12 de dezembro, são o lugar ideal para os participantes darem asas à imaginação e modelar em barro o seu presépio de Natal com a ajuda do barrista Joaquim Esteves.
E as luzes. Não há quem possa ficar indiferente à iluminação de Natal. Luzes gélidas e brilhantes transformam Barcelos numa verdadeira cidade mágica, um cenário de fantasia perfeitamente enquadrado num conto de Natal. Este ano são muitas as ruas, largos e avenidas que não foram esquecidas e que proporcionam um verdadeiro roteiro de luz a quem as percorrer.
Porque são as luzes, os presépios, os workshops, a chegada do Pai Natal que convidam nesta quadra a visitar Barcelos, a celebrar e a viver o espírito de Natal pelas ruas da cidade.
Barcelos Cidade Presépio contempla mais de cinquenta atividades pensadas para serem vividas em família.