Os espectáculos decorreram nos dias 24, 25 e 26 de Junho, no Largo da Porta Nova, que encheu de público para apreciar o talento dos jovens intérpretes e autores musicais do concelho. A apresentação este a cargo da barcelense Flora Miranda
Na sexta-feira, dia 24, o espectáculo foi dedicado aos Fados, com o 4º Encontro de Jovens Fadistas de Barcelos. Participaram Rita Dias, Carla Cortez, Marina Abreu, Joana Fernandes, Juliana Dias. Vânia Leal e Barbara Rossana foram as fadistas convidadas da noite.
No sábado, 25, assistiu-se ao 8º Festival da Canção Juvenil, com participação das seguintes escolas do concelho: Art’ é Vida (Escola de Artes): Mafalda Cardoso e Sara Gonçalves; Avalanche D’Ideias Associação” Escola de Música – Espaço M”;Catarina Gonçalves e Beatriz Lagarteira; Conservatório de Música de Barcelos: Helena Ressurreição;EB 2, 3 de Manhente, Cláudia Duarte e Joana Fernandes; Escola de Música Masof: João Correia e Débora Faria; Escola Secundária Alcaides de Faria: Liliana Macedo e Diogo Cortez; Escola Secundária de Barcelos: Ana Pereira; Escola Superior de Gestão – IPCA: Hugo e Tânia Andrade; Sons e Companhia – Escola de Música: Francisca Henriques, Isa Barbosa e Ana Silva.
Este festival teve como grupo convidado o projecto “ As Fitas”, da Escola E B 2 3 Abel Varzim com o musical “À Procura da Flor”.
Os vencedores desta edição foram:
1.º – Conservatório de Música de Barcelos, com Helena Ressurreição;
2.º – EB2,3 de Manhente, com Cláudia Duarte e Joana Fernandes;
3.º – Escola de Música Masof, com Débora Faria e João Correia.
No domingo, dia 26, realizou-se o 8.º Festival da Canção Infantil. As escolas participantes neste festival foram: Art’ é Vida (Escola de Artes): Diogo Fernandes, Inês Mandim e Sara Couto; Avalanche D’Ideias Associação “Escola de Música Espaço M”: Ana Luísa Gomes e João Miranda; EB 1 de Alvito São Pedro: Eduarda Fernandes; EB 2, 3 de Manhente: Andreia Barbosa e Bárbara Couto; EB1 de Lijó: Beatriz Batista de Almeida e Gabriela Monteiro; Escola de Música Masof: Diana Martins; Escola EB2, 3 Rosa Ramalho: Ângela Ferreira, Catarina Rodrigues e Fátima Silva; Sons e Companhia – Escola de Música: Luísa Carvalho; Bárbara Matos; Inês Coutinho.
No espectáculo participaram também a Escola de Dança de Barcelos e Bruno Gomes.
Os vencedores foram:
1.º – Escola de Música Masof, com Diana Martins;
2.º – Escola de Música Sons e Companhia, com Luísa Carvalho, Bárbara Matos, Inês Coutinho;
3.º – Avalanche D’Ideias Associação “Escola de Música Espaço M”: Ana Luísa Gomes e João Miranda.
Os prémios entregues aos vencedores dos festivais foram:
Escola Vencedora: 700 euros;
Aos jovens e crianças premiados:
1º Lugar: Frequência de um ano de formação musical, num curso adequado ao nível etário, numa escola de música em Barcelos, até ao valor de 800 euros;
2º Lugar: Frequência de um ano de formação musical, num curso adequado ao nível etário, numa escola de música em Barcelos, até ao valor de 600 euros;
3º Lugar: Frequência de um ano de formação musical, num curso adequado ao nível etário, uma escola de música em Barcelos, até ao valor de 400 euros;
O júri foi constituído por: António Cardoso (representante da Câmara Municipal de Barcelos); Bruno Gomes, Academia de Música de Viatodos e Duarte Monteiro.
Todos os participantes receberam formação musical com profissionais da área em ateliês próprios, realizados na Casa da Juventude.
O último evento integrado no projecto Barcelos para a Música 2011 é o 12º Festival de Grupos Musicais, integrado na Festa da Juventude, e realiza-se nos dias 20 e 21 de Julho, na Avenida da Liberdade.