Barcelos acolhe o “Fórum Elos D’Abrigo”, no próximo 20 de janeiro de 2026, a partir das 14h00, na Biblioteca Municipal de Barcelos, uma iniciativa dedicada à reflexão, partilha de resultados e boas-práticas no âmbito da intervenção junto de pessoas em situação de sem-abrigo, com especial enfoque no trabalho em rede e na integração comunitária.
A sessão de abertura contará com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, do presidente da direção do Grupo de Acção Social Cristã (GASC), Domingos Lopes, e do coordenador nacional da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA), Henrique Joaquim.
Às 14h15, o painel “ELOS em Rede” dará a conhecer os resultados do trabalho desenvolvido pelo projeto, através da intervenção da equipa técnica BarcELOS D’Abrigo, com destaque para a importância da articulação entre entidades. Participa ainda a interlocutora do NPISA Barcelos, Tânia Carvalho, com moderação do inspetor Constantino Lopes.
O programa prossegue, às 15h00, com a Mesa Redonda “Elos da Comunidade”, reunindo diferentes perspetivas da comunidade local, incluindo um proprietário de loja comercial, um proprietário de alojamento local e dois beneficiários do projeto. A moderação estará a cargo de Tânia Carvalho e Abílio Silva.
Pelas 16h00, será apresentado o trailer do documentário desenvolvido pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Barcelos, com intervenção de Carlos Araújo, seguindo-se a entrega de certificados de agradecimento aos parceiros, às 16h10.
A sessão de encerramento, marcada para as 16h30, contará com as intervenções do coordenador nacional da ENIPSSA, Henrique Joaquim, do vereador da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, José Paulo Matias, e do presidente da direção do GASC, Domingos Lopes.
O programa inclui ainda a visita à exposição “A Rua NUNCA é Casa”, que convida o público a olhar de frente para uma realidade muitas vezes invisível: os locais onde pernoitam pessoas em situação de sem-abrigo e sem-teto no concelho de Barcelos.
Mais do que documentar, esta exposição pretende sensibilizar, questionar e despertar consciências. Convida a comunidade a reconhecer as pessoas em situação de sem-abrigo como parte integrante da sociedade e a refletir sobre o papel de cada um e de cada uma na construção de respostas mais humanas, solidárias e ajustadas às necessidades de cada pessoa.
Recorde-se que Barcelos foi o concelho do país onde mais pessoas deixaram de estar em situação de sem-abrigo em 2024, de acordo com os resultados do Inquérito de Caracterização das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, recentemente divulgados. Este resultado reflete uma intervenção especializada e integrada, assente num forte trabalho em rede, com especial destaque para o projeto “BarcELOS D’Abrigo”, uma parceria entre o Município de Barcelos e o Grupo de Acção Social Cristã (GASC).
O Fórum Elos D’Abrigo afirma-se, assim, como um espaço privilegiado de partilha, reflexão e reforço do compromisso coletivo na construção de respostas eficazes e centradas na Pessoa, assentes no princípio de que a intervenção não pode seguir um “modelo pronto a vestir”, mas deve antes assumir uma lógica de “alfaiate”, como sublinhou o coordenador nacional da ENIPSSA.





