O Grupo Operativo da Deficiência e Incapacidade da Rede Social de Barcelos realizou, no dia 28 de novembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, o Fórum “Entre Cuidar e Ser Cuidado: Desafios na Deficiência e Incapacidade”.
Na sessão de abertura, esteve presente o vereador da Ação Social, José Paulo Matias, que destacou que o trabalho desenvolvido por este grupo operativo “tem sido essencial na promoção da sensibilização para os direitos das pessoas com deficiência, para uma sociedade mais informada, consciente e, sobretudo, mais inclusiva”.
A temática dos cuidadores foi o tema central deste fórum, convidando os participantes a uma discussão e reflexão necessária e urgente. Nas suas intervenções, sublinharam que os cuidadores, formais e informais, enfrentam diariamente desafios muitos deles invisíveis, mas profundamente determinantes para a qualidade de vida das pessoas de quem cuidam e, não raras vezes, para a sua própria saúde física, emocional e económica. Reconhecer este papel, compreender as suas dificuldades e delinear respostas adequadas deverá ser um compromisso de todos: entidades públicas, parceiros sociais e comunidade em geral.
Este fórum constituiu, assim, um importante momento de partilha de experiências, aprendizagem e construção conjunta, no sentido de uma maior valorização dos cuidadores, fortalecimento da rede de apoio e definição de estratégias que dignifiquem e ajudem aqueles que, tantas vezes de forma silenciosa, sustentam o bem-estar de outros.
Este trabalho está alinhado com o Plano de Desenvolvimento Social, nomeadamente no Pilar 2, Saúde e Bem-estar, no âmbito do qual o Município de Barcelos tem vindo a desenvolver projetos e parcerias no sentido de dar resposta ao diagnóstico social, reforçando o carácter identitário de Barcelos na disponibilização e humanização de recursos e serviços especializados e de proximidade, para a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da comunidade.




