Durante todo o mês de outubro, o Município de Barcelos promove o Mês da Saúde Mental com um conjunto alargado de iniciativas abertas à comunidade, que visam reforçar a importância da saúde mental e combater o estigma associado a esta temática.
Esta ação resulta de uma parceria entre o Município de Barcelos, a Rede Municipal de Saúde Mental de Barcelos (RMSM), a Federação Mundial de Saúde Mental e a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.
Ao longo do mês, serão realizadas atividades dirigidas à população em geral, que incluem aulas abertas, cinema, rádio, caminhadas, teatro, seminários, exposições e uma gala solidária. Além disso, a fachada do edifício dos Paços do Concelho estará iluminada de verde.
Destaques do Programa:
6 de outubro – Aula “Barcelos Saudável”
Esta aula é gratuita e aberta à comunidade, com limite de 30 participantes, e decorre entre as 16h00 e as 17h00, no Pavilhão Municipal de Barcelos. As inscrições terminam no dia 6 de outubro e podem ser efetuadas em https://forms.office.com/e/87VvnsedxG. Recomenda-se o uso de roupa confortável e água.
7 de outubro – Sessão de Cinema “Verdades Difíceis”
Esta sessão de cinema, em parceria com o Cineclube Zoom, tem lugar no Theatro Gil Vicente, às 21h30, e conta com o comentário final da Dra. Ana Boaventura (Psicóloga Clínica). A entrada tem um custo de quatro euros (gratuita para sócios do Zoom, e com descontos para estudantes, seniores, pessoas com deficiência e acompanhantes).
9 de outubro – Teatro “Vidas à Margem da Mente”
O Grupo ISJD Areias de Vilar traz ao espaço cénico do Theatro Gil Vicente a peça “Vidas à Margem da Mente”, às 21h30, com entrada gratuita.
10 de outubro – Inauguração da exposição “Retrato e caricatura: Traços da Alma”
A Sala Gótica dos Paços do Concelho acolhe a exposição “Retrato e caricatura: Traços da Alma”, em colaboração com o Museu S. João de Deus. A abertura está prevista para as 10h00 e a entrada é gratuita.
11 de outubro – Caminhada “Juntos pela Saúde Mental”
Esta atividade decorre entre as 10h00 e as 11h30, com início e fim no Parque de Lazer do Brigadeiro, num percurso pela Zona Ribeirinha e ecovia (2,7 km – nível fácil). A caminhada é gratuita, com limite de 110 participantes. As inscrições podem ser feitas em https://forms.office.com/e/vn63kb9CM0 e têm como data limite 10 de outubro. Recomenda-se o uso de roupa confortável e que os participantes levem água.
15 de outubro – Seminário “Restart: Conecta-te de forma consciente”
Este seminário, organizado pelo IPCA em parceria com a Rede Municipal de Saúde Mental, realiza-se no Auditório S. Bento Menni, entre as 9h00 e as 12h30. As inscrições estão abertas até 3 de outubro em: https://ipca.pt/seminario-restart/
30 de outubro – Gala Solidária “Há Música ao Fundo do Túnel”
Barcelos acolhe, uma vez mais, a Gala Solidária “Há Música ao Fundo do Túnel”, no dia 30 de outubro no Auditório S. Bento Menni (Casa de Saúde de S. João de Deus).
Neste espetáculo, conduzido pela apresentadora Rita Marrafa de Carvalho, cada artista é convidado a assumir uma postura mais intimista com o público podendo abordar a sua experiência pessoal com a Saúde Mental ou a importância que dá a esta.
Ao assistir a esta Gala Solidária está a contribuir para ajudar quem mais precisa. A totalidade da receita de bilheteira será convertida em géneros e doada a uma entidade da área da Saúde Mental escolhida pela Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.
Inscreva-se aqui Bilhetes Há Música Ao Fundo Do Túnel | Gala Solidária – Ticketline