O Município de Barcelos celebrou ontem protocolos com quatro associações de proteção animal do concelho. No total, são 42 mil euros destinados a apoiar os respetivos planos anuais de atividades, reconhecendo o papel essencial que têm na recolha, cuidado, reabilitação e promoção da adoção de animais.
Com uma duração bianual (2025/2026), de forma a garantir maior estabilidade e segurança na parceria, foram contempladas com um apoio de seis mil euros por ano a SOS Bigodes, a Orelhas Sem Dono e a Associação Projeto Animais de Barcelos, dado atuarem em todo o concelho.
O Grupo de Amigos dos Animais da Pousa, que tem uma atuação mais local, irá receber um apoio de três mil euros por ano.
Está, também, prevista a assinatura de idêntico protocolo com a Associação Streetdogs, no valor de seis mil euros/ano, aguardando o Município apenas a entrega da documentação legal necessária relativa à constituição desta associação, identificação dos órgãos sociais, relatório de atividades e contas de 2024, bem como o Plano de Atividades para 2025.
Com a assinatura destes protocolos, o Município de Barcelos reforça o reconhecimento daquelas associações enquanto parceiras estratégicas, assegurando o reforço do nível de proteção e bem-estar animal no concelho.
A proteção animal tem sido, aliás, uma aposta estratégica do Município de Barcelos, que tem em curso obras de alargamento do Centro de Recolha Oficial Animal (CROA) inaugurado em 2023 e cuja conclusão está prevista para este ano.
Além da recolha e tratamento, o CROA tem desenvolvido um conjunto de ações no âmbito da sensibilização, acolhimento, responsabilidade e dedicação animal, contabilizando uma média de 20 adoções por mês desde a sua abertura, em novembro de 2023.
Paralelamente, no passado mês de julho, o Município de Barcelos estabeleceu um protocolo com a Associação Animais de Rua, tendo em vista a implementação do programa CED (Capturar-Esterilizar-Devolver) nas colónias de gatos errantes do concelho. Esta ação envolve, ainda, a recolha e esterilização de gatos dóceis na via pública, com vista ao seu acolhimento e adoção, quando possível.
A Associação Animais de Rua é uma entidade com larga experiência profissional nesta área, contabilizando a esterilização de mais de 60 mil gatos em todo o país, no âmbito de idênticos protocolos estabelecidos com outros municípios.