O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, inaugurou ontem o novo “Help Point do Peregrino”, situado num edifício do centro histórico da cidade, com vista para a Ponte Medieval, as ruínas do Paço dos Duques de Bragança e a Igreja Matriz.
Este Help Point passa a ser um espaço onde os caminheiros e peregrinos poderão recolher informações sobre a cidade de Barcelos e a região, ao mesmo tempo que será feita a monitorização do Caminho.
O edifício, datado do século XIX, foi alvo de uma obra profunda, após vários anos abandonado. O investimento total rondou os 285 mil euros, sendo que cerca de 242 mil euros foram comparticipados pelo FEDER, através do Programa Norte 2020.
Além de Mário Constantino Lopes, a cerimónia de inauguração contou com a presença, entre outros convidados, de Celestino Lores Rosal, que acumula as presidências da presidente da Fundação Caminho de Santiago, da Associação de Amigos do Caminho Português de Santiago, da Associação Europeia dos Caminhos de Santiago e da Confraria Apóstolo Santiago de Pontevedra.
O Caminho Central Português é o percurso até Santiago de Compostela mais percorrido em território lusitano, ficando apenas atrás do percurso francês. Tendo Barcelos como um dos principais pontos de passagem, a sua fama deve-se à beleza das paisagens, à boa sinalização e à qualidade das infraestruturas de apoio aos peregrinos e caminhantes.
De acordo com os dados da Oficina do Peregrino (Catedral de Santiago de Compostela), em 2024 foram registados 28 683 peregrinos que começaram os seus percursos no Porto, em Rates (Póvoa de Varzim) ou Barcelos.
A inauguração do novo Help Point do Peregrino decorreu no âmbito das comemorações do 97.º aniversário de elevação de Barcelos à categoria de cidade.