Está em curso o projeto “Envelhecimento Ativo e Saudável em Barcelos”, uma iniciativa integrada no Aviso NORTE2030-2024-6 – Planos de Ação Intermunicipais para a Inclusão Ativa de Grupos Vulneráveis (ITI), que tem como principal objetivo promover a qualidade de vida das pessoas mais velhas no concelho de Barcelos.
Este plano de ação, a implementar entre 2025 e 2027, foca-se na promoção do envelhecimento ativo, no combate ao isolamento social e na capacitação de pessoas com 65 ou mais anos, bem como dos seus cuidadores, através de uma rede de cooperação entre entidades locais.
O projeto é coordenado pelo Município de Barcelos, contando com a colaboração dos copromotores: Centro Social da Paróquia de Arcozelo, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Barcelos e SOPRO – Solidariedade e Promoção.
Iniciativas do Município de Barcelos
O Município desenvolve um conjunto de ações que abrangem a saúde física e mental, inclusão digital, segurança e participação comunitária:
Academia +65
Atividades de dinamização social, física e intergeracional, que promovem estilos de vida saudáveis e o bem-estar geral.
Oficina da Memória e Estimulação Cognitiva
Foca-se na saúde cerebral e na capacitação para uma vida autónoma, através de ações criativas, tecnológicas e educativas.
Workshops Literacia +65
Formação para inclusão digital e capacitação no uso de tecnologias que melhoram a gestão do quotidiano.
Cartão Barcelos 65+
Ferramenta de apoio ao acesso a bens e serviços, com benefícios para residentes com 65 anos ou mais.
Comissão Municipal de Proteção à Pessoa Mais Velha
Estrutura regulada para proteção dos direitos e promoção do bem-estar da população sénior mais vulnerável.
Eu e a Minha Reforma
Ação de literacia financeira e segurança digital, que visa melhorar a capacidade de tomada de decisão e prevenir situações de risco.
Intervenções dos Copromotores
O Centro Social da Paróquia de Arcozelo implementa duas ações: Barcelos + Ativo – consiste em sessões de capacitação e sensibilização sobre envelhecimento ativo; e Pessoas Mais Velhas no Parque – pretende implementar atividades lúdicas e sociais ao ar livre que promovam o bem-estar emocional e o sentimento de pertença.
A Cruz Vermelha Portuguesa apoia remotamente pessoas com 65+ em situação de isolamento ou dependência, com base em critérios definidos por regulamento, através de Teleassistência.
Por sua vez, a SOPRO – Solidariedade e Promoção, através da Equipa CuidIn, vai apoiar diretamente os cuidadores, com recurso a voluntariado capacitado para prestar cuidados temporários. Além disso, com a ação Barcelos Amigo – Intervenção Social e Voluntariado tem como objetivo combater o isolamento, promover a segurança habitacional e melhorar as condições de vida da população mais velha.
Plano de Ação e Informações
As atividades decorrem ao longo dos anos 2025, 2026 e 2027, estando todas descritas no Plano de Ação do projeto “Envelhecimento Ativo e Saudável em Barcelos”, disponível para consulta. O plano poderá ser atualizado com novas ações, em articulação com os parceiros do território.
Para mais informações sobre as iniciativas em curso e contactos para inscrição, consulte o Plano de Ação 2025–2027 do projeto, disponível no site do Município de Barcelos (https://www.cm-barcelos.pt/viver/projeto-envelhecimento-ativo-e-saudavel/).