O Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos acolheu, ontem, mais uma reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS), que serviu de palco para a apresentação de resultados de vários projetos em curso no concelho, com impacto direto nas áreas social, do voluntariado e do envelhecimento ativo.
“Barcelos + Voluntário” apresentado no CLAS
Em destaque, esteve a apresentação da iniciativa “Barcelos + Voluntário”, promovida pelo Município de Barcelos. Fruto de um processo participativo com os agentes locais de voluntariado, este projeto tem vindo a afirmar-se como uma resposta estruturada e ativa no envolvimento da comunidade.
Desde abril de 2024 a julho de 2025, o projeto registou 212 inscrições; 179 entrevistas realizadas; 170 intervenções; nove ações de formação, com 150 participantes; três ações de formação para gestores de voluntariado, envolvendo 67 técnicos; e 56 protocolos de colaboração formalizados.
Durante a reunião, foram também partilhados os testemunhos de voluntários do programa “Apoio ao Estudo”, dirigido à comunidade ROMA de Arcozelo. Esta iniciativa surgiu da necessidade identificada pelos encarregados de educação e visa apoiar as crianças nos trabalhos escolares, promovendo o sucesso educativo.
Projetos para uma comunidade mais inclusiva
Foram ainda apresentados os resultados do projeto-piloto “Radar Social”, desenvolvido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este projeto visa identificar e acompanhar pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social, em articulação com redes locais de apoio.
Já o projeto “Envelhecimento Ativo e Saudável em Barcelos”, submetido ao Aviso NORTE2030-2024-6 | Planos de Ação Intermunicipais para a Inclusão Ativa de Grupos Vulneráveis (ITI), tem como objetivo promover o envelhecimento ativo e saudável em Barcelos, combater o isolamento social, capacitar as pessoas mais velhas e cuidadores.
O projeto tem a duração de 36 meses e envolve a participação do Município de Barcelos – beneficiário coordenador – e dos beneficiários copromotores: Centro Social da Paróquia de Arcozelo; Cruz Vermelha Portuguesa; SOPRO – Solidariedade e Promoção, através do desenvolvimento das iniciativas:
Academia +65
Espaços de convivência e dinamização comunitária, com atividades na área da saúde, nomeadamente desportivas, educativas e motivacionais.
Oficina da Memória e Estimulação Cognitiva
Sessões de estimulação cognitiva para promover a autonomia e o bem-estar mental.
Workshops Literacia +65
Promoção da literacia digital entre a população mais velha.
Cartão Barcelos 65+
Acesso a descontos em bens e serviços nas áreas do comércio, saúde, formação, entre outras, para residentes com 65 ou mais anos.
A concretização terá como base um regulamento que visa promover e garantir o acesso ao Cartão Barcelos 65+ a todas as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, residentes no concelho de Barcelos.
Comissão Municipal de Proteção às Pessoas Mais Velhas
Estrutura de articulação institucional para garantir os direitos e o bem-estar da população sénior.
A sua concretização terá como base um regulamento que estabelece as condições de funcionamento que orientam a atuação desta Comissão.
Eu e a Minha Reforma
Capacitação em literacia financeira e digital, com o objetivo de promover decisões seguras e informadas.
Iniciativas das entidades copromotoras
Centro Social da Paróquia de Arcozelo
Programas Barcelos + Ativo e Pessoas Mais Velhas no Parque (informações: geral@csp-arcozelo.pt)
Cruz Vermelha Portuguesa
Projeto de teleassistência, para combater o isolamento de pessoas em situação de vulnerabilidade (informações: sfertuzinhos@cruzvermelha.org.pt; ta.fcorreia@cruzvermelha.org.pt)
A concretização desta iniciativa terá como base um regulamento, no qual são definidos os critérios de elegibilidade para o acesso ao dispositivo de teleassistência, bem como toda a operacionalização e funcionamento.
SOPRO – Solidariedade e Promoção
Equipa CuidIn – apoio direto a cuidadores informais e Barcelos Amigo – intervenção social e voluntariado junto da população mais velha (informações: geral@sopro.org.pt).
Para mais informações sobre o projeto Envelhecimento Ativo e Saudável em Barcelos e para efetuar inscrições, contacte ativoesaudavel@cm-barcelos.pt.
Ainda no âmbito da sessão do CLAS, foi apresentado o projeto “O perfil de e em saúde da pessoa mais velha a viver só no concelho de Barcelos”, desenvolvido pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde de Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho. Foram, também, apresentados os seguintes projetos: “ProCuidador 2.0”, pela Associação Nacional AVC; “VALIHUM+, da APACI; “Trampolim para a Inclusão”, da AMAR 21; e “Move-Te 21”, também da AMAR 21.