Barcelos vai testar a resposta da emergência e proteção civil a um acidente grave a acontecer no próximo sábado de manhã. O exercício chama-se Gallus Exercitium 2025 e decorre em dois cenários.
No cenário 1, pelas 10h00, na estação de Barcelos (Linha do Minho), haverá uma colisão de um comboio de transporte de mercadorias, contendo uma cisterna com ácido clorídrico, contra um comboio de transporte de passageiros, acidente de que resultam de um elevado número de feridos e vítimas mortais, assim como danos na cisterna com a matéria perigosa, provocando o seu derrame.
No cenário 2, à mesma hora em que se dá a colisão de comboios na estação de Barcelos, está a decorrer um concerto musical na Central de Camionagem de Barcelos com centenas de pessoas a assistir e que, de repente, são atropeladas pelas pessoas que fogem da estação, espalhando o pânico com o rumor de que a cisterna irá “explodir”. O pânico gerado no local provoca a fuga descontrolada das pessoas e a queda do palco, provocado um número elevado de feridos e vítimas mortais.
Este exercício, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em colaboração com o Município de Barcelos, tem como objetivos gerais testar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Barcelos, bem como o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Braga. O exercício Gallus Exercitium 2025 vai envolver cerca de 900 participantes: 400 vítimas/figurantes e 500 intervenientes das diferentes entidades e nas distintas áreas de atuação.
Saiba dos condicionamentos de trânsito motivados pelo simulacro dos acidentes
A realização do exercício Gallus Exercitium 2025 vai obrigar, no próximo sábado de manhã, a uma série de condicionamentos de trânsito, os quais estarão devidamente sinalizados e serão coordenados pelas forças de segurança. Sendo assim o trânsito vai estar interdito na Circular de Barcelos, entre a Rotunda dos Andorinhas e a rotunda das pontes, das 8h30 às 14h00 e nos acessos à Central de Camionagem, exceto transportes públicos, das 8h30 às 15h00. Também nos acessos à Central de Camionagem, a paragem e o estacionamento serão interditos desde as 21h00 do dia 11 de abril até às 15h00 do dia 12 de abril;
De igual modo, a Rua das Torgas vai estar interdita ao trânsito, entre a linha do comboio e a rotunda, exceto moradores e comércio, das 8h30 às 15h00, de sábado, e ao estacionamento, desde as 21h00 do dia 11 de abril até às 15h00 do dia 12 de abril.
Relativamente a estacionamentos, fica reservada às operações do exercício, a zona de estacionamento do Estádio Cidade de Barcelos, desde as 23h00 do dia 11 de abril até às 13h00 do dia 12 de abril. Também a zona de estacionamento da Escola Secundária de Barcelos, no dia 12 de abril, das 9h00 às 16h00, a zona de estacionamento da Avenida João Duarte, no dia 12 de abril, das 8h00 às 16h00, a zona de estacionamento no Campo da República (quarteirão frente à Bagoeira), desde as 21h00 do dia 11 de abril até às 19h00 do dia 12 de abril.
Finalmente, também ficará reservado às operações do exercício, a zona de estacionamento na Rua da Estrada Velha, na freguesia de Adães e Areias de Vilar, desde as 21h00 do dia 11 de abril até às 19h00 do dia 12 de abril.